Em desenvolvimento
(sentido) Deu tanto trabalho… Mas incluir um novo tipo de Pokémon permitiu-nos rever o equilíbrio geral a partir do zero e, em resultado, tornou-se mais fácil criar Pokémon. Do ponto de vista das vantagens, foi uma ótima oportunidade.
E tu, Ishihara-san? Para além de ajustares o equilíbrio do jogo, a aparição de um novo tipo deve ter exercido sobre ti uma grande influência enquanto produtor de longa data do jogo de troca de cartas Pokémon6.6. Jogo de troca de cartas Pokémon: um jogo de cartas colecionável para dois jogadores que representa os mundos da série.
Se conseguires encontrar uma forma segura de vencer, jogar deixa de ser divertido. Assim, tiveram de reformular tudo para que os jogadores não pudessem simplesmente encontrar uma técnica infalível.
Pois. Mas até no jogo de cartas, o tipo Dragon era bastante forte, por isso quando se tratou de ter uma força capaz de competir com isso, acolhi-a de braços abertos. Todos estavam entusiasmados com a possibilidade de desenhar novas especificidades pela primeira vez em algum tempo.
Compreendo. Disseram: “Isto é difícil! Isto é difícil!”. Ao mesmo tempo estavam entusiasmados e a sorrir enquanto efetuavam os ajustes porque tiveram a oportunidade de desenhar as novas especificações pela primeira vez em muito tempo.
Sim. E Pokémon anteriores, como o Jigglypuff, aparecem desta vez como o novo tipo Fairy, o que também foi inovador.
Para além da inclusão deste novo tipo Fairy, existem também novas batalhas, chamadas “Sky Battles” (batalhas aéreas)7 e Horde Encounters (encontros com hordas)8, pelo que a própria jogabilidade também muda muito. 7. Sky Battles: batalhas aéreas nas quais só os Pokémon do tipo Flying podem participar. É possível ter Sky Battles contra treinadores que estejam num local diferente. 8. Horde Encounters: tipo de batalha no qual enfrentas vários Pokémon selvagem ao mesmo tempo. Se conseguires derrotar muitos Pokémon em simultâneo, isso será uma boa oportunidade para os teus Pokémon receberem um rápido incremento.
Certo. Nos encontros com hordas, cinco Pokémon podem aparecer subitamente, mas se observares de perto, verás que cada um tem as suas próprias caraterísticas, o que te poderá levar a pensar, por exemplo: “Vou capturar aquela fêmea.” Neste sentido podes desfrutar de batalhas de natureza diferente das anteriores.
Para as batalhas aéreas, para além dos Pokémon do tipo voador, só os Pokémon que conseguem flutuar podem participar. Por causa das Sky Battles, tens de adaptar os alinhamentos da equipa que achavas que eram invencíveis, e isso foi divertido quando o experimentei.
Pensas na composição da tua equipa Pokémon e mesmo que penses que não haverá problemas, surge esta nova situação das batalhas aéreas, fazendo com que tenhas de repensar a tua composição.