Em desenvolvimento
No processo da sua transformação em 3D, consegui obter uma visão clara dos aspetos de que antes não estava muito ciente. Por exemplo, o que eu achava que era uma cauda acabava por ser outra coisa ou, então, começava a oferecer instruções sobre um bigode para descobrir depois que era, afinal, um chifre! (risos)
Os Pokémon sempre exprimiram toda a diversidade do mundo animal, pelo que a sua modelação foi bastante difícil.
Mas neste jogo cada pessoa tem o seu Pokémon preferido, pelo que tem de se dedicar uma quantidade de energia igual a todos os Pokémon.
Nem imaginas! (risos) Mas já fazemos isso há anos, pelo que já se tornou, basicamente, um procedimento habitual.
Quando, em janeiro deste ano, anunciámos a primeira apresentação “Pokémon Direct”2, corriam vários rumores até ao momento em que foi publicada, do género: “O novo jogo vai chamar-se ‘Pokémon Rainbow’?!” (risos)2. Primeira “Pokémon Direct”: os títulos Pokémon X e Pokémon Y foram revelados na “Pokémon Direct”, transmitida no dia 8 de janeiro de 2013.
Lembro-me como se fosse ontem da forte resposta que recebemos quando anunciámos os nomes dos jogos. As pessoas ficaram surpreendidas e disseram que era inesperado. Porque decidiram chamá-los de “Pokémon X” e “Pokémon Y”?
Exatamente. Podemos pensar de formas diferentes, mas todos vivemos no mesmo planeta e todos comemos, dormimos e fazemos as nossas tarefas diárias dia após dia.
Mas, até agora, os títulos da série têm consistido em cores, como Pokémon Red Version e Pokémon Blue Version3, ou pedras preciosas, como Pokémon Ruby Version e Pokémon Sapphire Version4. Por isso, quando decidiram de repente escolher letras do alfabeto, alguns membros da equipa devem ter ficado desconfortáveis e a perguntar-se se poderia ser assim, não?3. Pokémon Red Version e Pokémon Blue Version: os primeiros jogos da série Pokémon lançados para a Nintendo Game Boy no Japão, a 27 de fevereiro de 1996. Na Europa foram lançados no dia 10 de junho de 1999. Pokémon Blue Version chama-se “Pokémon Green Version” no Japão.4. Pokémon Ruby Version e Pokémon Sapphire Version: jogos lançados para a Nintendo Game Boy Advance no Japão a 21 de novembro de 2002. Na Europa foram lançados no dia 25 de julho de 2003.