Antes do lançamento da Nintendo 3DS
Hoje tenho comigo Umezu-san, que esteve a cargo do design da consola Nintendo 3DS, Sugino-san, cuja equipa se dedicou ao design exterior e à disposição interna do hardware e Konno-san, o produtor deste projeto. Obrigado por terem decidido juntar-se a mim.
Claro. Sou Umezu, do Departamento de Investigação e Engenharia. O meu papel foi concretizar o design da consola do ponto de vista do hardware pelo que me encarreguei das especificações para o design do SoC.
“SoC” é a abreviação de “system on a chip” (sistema num chip). Hoje em dia tem este nome porque todos os sistemas necessários para executar um sistema de jogo estão num único chip semicondutor.
Costumava chamar-se um “custom LSI”.1 1“Custom LSI”: Um circuito integrado de grande escala concebido e produzido especialmente para um produto específico.
A primeira vez foi para a Game Boy Color.2 Depois foi para a Game Boy Advance3 e a Nintendo DS4, e agora para a Nintendo 3DS. 2Game Boy Color: Uma consola de videojogos portátil lançada no Japão em outubro de 1998 como sucessora da consola Game Boy. Tinha um ecrã colorido. 3Game Boy Advance: Uma consola de videojogos portátil lançada no Japão em março de 2001 como sucessora da Game Boy Color. 4Nintendo DS: Uma consola de videojogos portátil com dois ecrãs, um dos quais é um ecrã tátil. Foi lançada no Japão em dezembro de 2004.
Por outras palavras, quando começas o design de SoC, as pessoas à tua volta não te dizem que tipo de funções querem na nova consola nem te dão quaisquer dicas para o desenvolvimento.
Pensas no que pode ser possível daqui a uns anos e estruturas as coisas em concordância.
Enquanto os criadores de software estão a trabalhar arduamente em jogos para o hardware que está à venda agora, tu estás a pensar no próximo hardware sozinho.