Sim.
Passemos agora para um assunto totalmente diferente. Para uma pessoa de forma que tivesse estado na E3 do ano passado, parecia que Splatoon já estava terminado.
Demoraram cerca de dez meses a passar do ponto em que o jogo estava na altura até ao ponto em que está atualmente, mas acho que há muitas pessoas que estavam desejosas de jogar o título depois da E3. O que fizeram durante esses dez meses?
Certo. Na E3 só tínhamos uma arma, um cenário e uma conceção da sequência14. Por isso, quando regressámos da E3, o nosso problema principal foi determinar como transformar tudo aquilo num produto. 14. Sequência: A ordem das coisas. Neste caso refere-se à ordem pela qual o jogo avança.
Na E3 já tínhamos o cerne do jogo, que era “disparar tinta é divertido” e “seria divertido transformar isso num jogo de conquista de território”. Tínhamos também o aspeto da estratégia, mas ainda não era propriamente uma coisa que mantivesse as pessoas a jogar durante muito tempo. Decidimos que tínhamos de acrescentar outro grande ciclo a isto, por isso fizemos todo o tipo de coisas.
Também demorámos algum tempo a testar os níveis, com ajuda dos funcionários do Mario Club15.15. Mario Club Co., Ltd.: Testa jogos da Nintendo ainda em desenvolvimento.
Certo. Queríamos que os jogadores sentissem que não podiam baixar a guarda até ao final, para lhes proporcionar uma batalha verdadeiramente emocionante. Por isso passámos muito tempo a fazer isso.
E há uma noção de verdadeira realização quando a nossa estratégia acaba por vingar. Se trabalharem arduamente em algo e isso não trouxer resultados, acabarão por fartar-se.
Por isso era uma espécie de problema de matemática: se acrescentássemos uma única arma, não se trataria de uma simples adição, pois tínhamos de ajustar todos os tipos de variáveis, como se fosse um problema matemático. E fizemos isso até à conclusão do jogo.