Após a revelação do Toon Link, com muito alarido, fiquei com a impressão de que o debate sobre os seus prós e contras continuou entre os fãs até ao lançamento do jogo. Como criadores, o que pensaram sobre as reações após o lançamento do jogo?
Naquela altura não podíamos ver as reações online, como acontece hoje em dia. Já havia uma divisão entre aqueles que gostavam do estilo artístico e aqueles que não gostavam, e tive a impressão de que, após o lançamento, não tínhamos ultrapassado essa barreira, de modo a criar o jogo Zelda que queríamos. Essa foi a ideia vaga com que fiquei, depois de falar com algumas pessoas.
Então achas que, no início, as opiniões dos jogadores divergiam apenas sobre se gostavam ou não do estilo artístico?
Exato. Isto aconteceu há alguns anos, mas um dia a minha esposa disse que um amigo lhe dissera que o aspeto visual de The Wind Waker na Nintendo GameCube era muito bonito, por isso, se o tivéssemos em casa, ela gostaria de o jogar.
Hmm, isso não é demasiado bom para ser verdade? (risos) A tua esposa sabia que trabalhavas no jogo The Wind Waker?
Na altura do lançamento de The Legend of Zelda: Twilight Princess12, ela começou a jogar os jogos em que trabalhei, mas, antes disso, não jogava muitos videojogos, em parte porque o nosso filho era muito pequeno.12. The Legend of Zelda: Twilight Princess: Lançado para as consolas Nintendo GameCube e Wii em dezembro de 2006. Os gráficos 3D realistas, que evoluíram a partir do visual de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, eram uma caraterística distintiva. O Comando Wii, na versão da Wii, tornou possível a utilização de controlos novos e intuitivos.
Bom, tenho uma história parecida com a do Aonuma-san. A minha esposa nunca joga videojogos. Mas, quando viu o anúncio na televisão na altura do lançamento, disse que parecia interessante. Foi a primeira vez que a vi desiludida por não ter muito jeito para jogar videojogos.
Creio que foi isso que aconteceu. Pudemos criar um estilo visual que fez com que as pessoas que normalmente não jogavam videojogos quisessem jogar um. Isso deixou-me muito feliz.
Talvez essa ideia estivesse no seu auge, naquela época. Naquela altura, criar jogos mais realistas e ricos entusiasmou muitas pessoas. The Wind Waker foi lançado quando a indústria dos videojogos não era capaz de oferecer uma ideia que tornasse os jogos acessíveis a um público mais alargado.
Se pensarmos bem, havia dois grupos distintos de pessoas. Um grupo estava feliz e dizia: “As personagens são tão expressivas, que parece que controlo uma personagem de anime.” E o outro grupo resistia e dizia: “Parece um jogo para crianças, com estas personagens tão engraçadas.”
Mas mais tarde, com o passar do tempo, as vozes que consideravam o Toon Link infantil começaram a dissipar-se e as pessoas que diziam gostar dele começaram a ganhar terreno. Ou isso será um exagero? (risos)