Vou mudar de assunto, mas criar software para a Nintendo GameCube e para a Wii U é algo completamente diferente, incluindo os mecanismos do hardware, por isso normalmente não seria muito fácil converter um jogo para a Nintendo GameCube num jogo para a Wii U. Gostava de pedir ao Dohta-san e ao Takizawa-san que falassem sobre isso.
Também criaram a Experiência Zelda HD19.19. Experiência Zelda HD: Revelada durante a E3 de 2011, foi uma demo técnica que mostrou as capacidades do hardware da consola Wii U, através do mundo da série The Legend of Zelda.
Sim, essa foi uma evolução natural de Twilight Princess, mas também experimentámos um estilo ilustrado, em contraste com algo que era fotorrealista. Para além disso, reformulámos alguns dados de jogos Zelda anteriores e ligámo-los simplesmente à Wii U em HD, para ver como ficavam. O Dohta-san empenhou-se bastante nessa tarefa.
É verdade. Pegámos nas versões anteriores do Link, da Experiência Zelda HD, de Skyward Sword e de The Wind Waker, e preparámo-las com as mesmas definições. Usámos praticamente o mesmo shader20 e utilizámos as mesmas sombras, e o Link de The Wind Waker causou um impacto forte e avassalador. Exerceu uma espécie de pressão não natural.20. Shader: Um programa de processamento gráfico que representa luz e sombra.
Sim! E parecia natural. Pensámos que isso era espantoso, por isso configurámos o mar e as ilhas de The Wind Waker, pusemo-los na Wii U e ajustámos as imagens. Isso deu origem a imagens fantásticas, com uma luz do sol brilhante e um contraste soberbo.
Estava a trabalhar nisso, quando de repente recebi um e-mail do Aonuma-san, a perguntar quanto tempo demoraria a fazer o trabalho.
O Aonuma-san entrou em ação, com uma pergunta que apontava diretamente para a possibilidade do projeto. (risos)
Sim! (risos) Sinceramente, tínhamos feito alguns cálculos em segredo, por isso respondi que era possível lançar o jogo no outono de 2013.
Fiquei, sem dúvida! (risos) Se dissessem que demoraria algum tempo, creio que não teria dito que devíamos avançar, mas pensei que um ano era uma proposta bastante atraente! E pensei que ter uma versão HD de The Wind Waker tinha valor, seria uma maneira de ver qual seria o visual de um jogo Zelda para a Wii U.
Fui logo ter com o Miyamoto-san e perguntei: “Podemos fazer isto?” Depois aquela conversa sobre o ciclo Zelda surgiu e deu-nos um incentivo. E, visto que podia ser feito em pouco tempo, ele aprovou o desenvolvimento.