Perguntei a Kawai-san como nasceu a Street View e como chegou ao patamar onde se encontra hoje, mas era algo a que já estávamos bem atentos numa fase inicial do projeto Wii U. Não o conseguiríamos fazer sozinhos, por isso estávamos a pensar qual o caminho a seguir. Se calhar podias falar um pouco sobre isto, Suzuki-San.
Claro. Pelo que sei, começou com uma demonstração que mostrámos a um pequeno grupo de pessoas na E320 de 2011. Mostrava, num televisor, a imagem real de um carro a percorrer uma rua sincronizada com a imagem do carro, e o utilizador podia usar o Wii U GamePad para ver as imagens na sua amplitude total de 360 graus.20. E3 (Electronic Entertainment Expo): Uma feira de videojogos que se realiza habitualmente em Los Angeles.
Isso mesmo. A estrutura e o modo como o fizemos é muito semelhante à Google Street View, por isso compreendi perfeitamente quando Kawai-san mencionou como é difícil fotografar.
Pois! (risos) No entanto, o Wii U Panorama View é vídeo, por isso focámo-nos no aspeto da experiência simulada de situações a que por norma não assistimos nem vivenciamos. A partir de agora, estamos a planear o lançamento em vários formatos, tais como imagens omnidirecionais do Carnaval do Rio de Janeiro22 ou de voos pelos céus com os pássaros, mas discutimos se temos de ser nós a filmar estas experiências. Então, como surgiu uma nova possibilidade diferente do vídeo, pensámos em fazer algo em conjunto com a Google, que tinha experiência com a Street View.22. Carnaval do Rio de Janeiro: O maior carnaval do mundo, realizado todos os anos no Rio de Janeiro, no Brasil.
Para conseguirmos fazer algo em que não temos experiência num curto espaço de tempo, o ideal é pedir emprestada a mestria de pessoas qualificadas. Consegues fazer algo muito melhor se trabalhares com especialistas da área.
Nessa altura, estávamos a fazer algo que poderia servir de base tecnológica, por isso juntamente com Ohashi-san da teamLab dissemos: “Vamos colocar todas as imagens num cubo e olhar para elas desse modo.” E fizemos experiências com um protótipo.
Certo. Já tínhamos trabalhado com a Nintendo antes deste projeto, o que levou a que trabalhássemos agora neste.
No momento em que o metemos no televisor, as reações foram idênticas ao que vimos no início da nossa conversa.
Na verdade toda a gente tem o mesmo tipo de impressão. Naturalmente, a riqueza do material da Street View trouxe esta surpresa, mas quando vês as imagens num ecrã grande, em vez de num equipamento mais pessoal tal como um PC, um smartphone ou um tablet, é uma experiência única. O mesmo se passa quando os engenheiros o veem pela primeira vez. Dizem: “Uau!”
Quando o foste apresentar aos EUA, a equipa da Google teve exatamente a mesma reação. Suzuki-san esteve lá dois dias. As pessoas que viram no primeiro dia disseram: “É fantástico!” O entusiasmo espalhou-se pela empresa e, no segundo dia, a sala de reuniões tinha tanta gente que não se conseguia lá entrar!
Na realidade, é sabido que as equipas técnicas da Google não gostam de reuniões. Querem construir as coisas ao seu próprio ritmo, por isso mesmo que convoques uma reunião, ninguém aparece!