O que estão à espera que aconteça quando o Wii Street U for lançado em todo o mundo? Podemos começar por ti, Ohashi-san?
Quando pensas nisso, as dificuldades do trabalho transformam-se em recompensas. Mas se falar muito sobre esse tema pode parecer que estou a dizer-vos: “Trabalhem mais!” (risos)
Quando este projeto começou, verifiquei secretamente a reação da minha mulher. Utilizei o Google Maps de uma maneira descontraída para lhe mostrar uma fotografia de um local onde tínhamos estado em Okinawa. Quando o fiz, ela disse-me: “Quando é que tiraste esta fotografia?” Para a grande maioria das pessoas, uma fotografia de uma paisagem é algo que tu próprio tiras quando estás no local, por isso constatei que muitas pessoas ainda não sabem que se pode facilmente ver fotografias de qualquer lado do mundo na Internet. Por isso estou ansioso por ver a reação das pessoas de todo o mundo quando souberem que com o Wii Street U podem ver qualquer local, estejam onde estiverem, como se estivessem lá pessoalmente.
Agora, mais do que nunca, qualquer pessoa pode aceder à maior base de dados de fotografias de paisagens de todo o mundo.
Exatamente. Em vez de ser vídeo-on-demand26, é paisagens-on-demand! Através da Wii U, o fator de envolvimento aumenta bastante, por isso de certeza que se vai tornar algo único.26. Video-on-demand: Um serviço que utiliza a Internet para correr conteúdos em vídeo a que os utilizadores podem assistir quando quiserem.
Até agora, a Street View era algo que utilizavas sozinho, por isso estou bastante interessado em saber como é que os membros da família e os amigos vão reagir quando o poderem usar no televisor da sala de estar. E outro fator importante é que, se utilizarem o Miiverse27, podem mostrar os vossos locais favoritos a pessoas que não estejam fisicamente convosco. 27. Miiverse: Serviço de rede integrado na consola Wii U que permite a todas as pessoas do mundo ligarem-se através de personagens Mii, desfrutando assim mais dos videojogos. As pessoas podem interagir através da partilha de ideias nos grupos dos seus jogos favoritos e através de publicações de ilustrações e comentários manuscritos.
Certo. As fotografias da Street View não são mais do que dados de imagens, sozinhas não têm grande significado. Mas os sentimentos das pessoas que olham para elas e que recordam o passado daquele local dão-lhe um grande valor.
O valor reside na observação das fotografias por parte das pessoas, o valor não está na base de dados.