Momentos de partir o coração
Os mundos nos jogos que crias tendem a conter um elemento de ficção científica. Quando é que começaste a cultivar esses elementos dentro de ti próprio?
A primeira coisa de que me lembro é de adorar programas como o Captain Ultra7 e o Ultra Seven8 quando era pequeno, antes sequer de ter entrado para o infantário. Mas nem sei se poderíamos chamá-los de ficção científica.7. Captain Ultra: um programa da Toei Productions “tokusatsu”. “Tokusatsu” é uma palavra japonesa atribuída a um programa de TV centrado em efeitos especiais.8. Ultra Seven: Um programa tokusatsu das Tsuburaya Productions.
O termo “ficção científica” pode também ser traduzido por “ciência de fantasia” e o Ultra Seven era um “tokusatsu de fantasia”, por isso penso que podemos considerá-lo ficção científica, sim.
Imagino que também tenhas visto o programa Thunderbirds9.9. Thunderbirds: Um programa de TV britânico de ficção científica emitido em 1965 que utilizava marionetas em combinação com efeitos especiais.
(risos) Também adorava o Caminho das Estrelas10 e a Guerra das Estrelas. Na altura vivia em Shizuoka, por isso podia ficar no cinema todo o dia…10. Caminho das Estrelas: uma série de TV de ficção científica americana emitido pela primeira vez em 1966. Mais tarde foram produzidas uma série de filmes e séries derivadas.
Nos cinemas velhos não nos mandavam embora no final dos filmes, como agora11.11. Hoje em dia os espetadores têm de sair das salas de cinema no final do filme, mas no passado, no Japão, podiam permanecer na sala todo o dia.
Sempre gostei de fazer experiências com máquinas. Então comecei a desenhá-las. Desenhava naves espaciais, foguetões e coisas desse género…lembro-me disso. Tentei lembrar-me da razão pela qual gostava de foguetões, mas penso que deve ser devido a um incidente que me partiu o coração. Quando tinha quatro anos fui à Expo '7012.12. Expo '70: A Exposição Mundial do Japão, que decorreu em Osaca em 1970. O tema era “Progresso e Harmonia para a Humanidade” e contou com a participação de 77 países. Com aproximadamente 65 milhões de visitantes, deteve o recorde de visitantes de uma feira até 2010.
Queria muito ir ao Pavilhão Americano ver a rocha lunar13. Mas, como deves saber, Iwata, as filas eram enormes.13. Rocha lunar: a rocha que o Apollo 12 trouxe da superfície da Lua. Esteve em exposição no Pavilhão Americano e provocou a aglomeração de multidões, que esperavam na fila durante horas para a ver. A nave de comando do Apollo 8 também estava em exposição no Pavilhão Americano.
Pois era. O meu pai perdeu a cabeça em frente ao Pavilhão Americano, pois para ele nunca conseguiríamos entrar, independentemente das horas que esperássemos.