Queríamos que toda a gente pudesse divertir-se com ele à sua própria maneira e é por isso que decidimos aumentar o aspeto da personalização. E penso que foi um sucesso.
Mas, por outro lado, ter muita liberdade também tem algumas desvantagens. Há utilizadores que dizem que não sabem o que fazer ou que se perdem.
No que diz respeito ao campo, penso que o mapa da Monolith Soft foi o que mais contribuiu. Penso que a nossa noção de design desempenhou um papel muito importante aqui.
Mas não se resume a criar um campo apelativo; foi desenhado de forma que inclua também funcionalidade.
Exato. Por exemplo, a história dita que o jogador tem de ir até a um determinado ponto. Penso que conseguimos incluir locais que fariam os jogadores querer fazer um pequeno desvio aqui e ali no seu caminho para o objetivo.
Sim, isso faz sentido. Ao fazê-lo, movermo-nos para um sítio qualquer não é apenas uma tarefa, pois passa a permitir ao utilizador escolher o caminho a tomar.
Certo. Penso que correu muito bem, porque o fizemos de modo que depois de fazerem esse desvio e se lembrem “Pois, tenho de ir fazer aquilo”, já não seja uma chatice regressar àquele ponto.
Agora que penso nisso, a equipa responsável por Xenogears34 na Square é a equipa que viria a tornar-se o núcleo da Monolith. Na altura não havia um único jogo que tivesse um mapa 3D.34. Xenogears: Um RPG lançado na América e no Japão pela Square (agora Square Enix) em 1998.
Com as especificações daquela altura, só podias ter ou personagens em 3D ou o mapa em 3D.
Exato. Então com Final Fantasy35 escolheram personagens 3D e ao mesmo tempo, nós, que estávamos a trabalhar em Xenogears escolhemos fazer o mapa em 3D.35. Final Fantasy: Final Fantasy VII: Um RPG lançado pela Square (agora Square Enix) em 1997.
Depois o (Yasuyuki) Honne36 tornou-se o líder e especializou-se no desenvolvimento de mapas. O que começámos a fazer naquela altura evoluiu mesmo para o que a Monolith Soft está a fazer agora.36. Yasuyuki Honne: Diretor/Membro da direção na Monolith Soft. Enquanto trabalhava na (agora Square Enix) ajudou a desenvolver Chrono Trigger, lançado para a Super NES no Japão e na América em 1995. Depois de ter abandonado a Square, mudou-se para a Monolith Soft, onde desenvolveu Baten Kaitos para a Nintendo GameCube, entre outros jogos. Trabalhou em vários títulos na Monolith Soft como diretor de arte e desenvolveu a arte concetual de Xenoblade Chronicles.