No início da nossa conversa, mencionaste que querias fazer uma obra-prima no domínio dos JRPG. Com que ideias transformaste esse desejo em realidade?
Para te dar uma breve descrição da estrutura de JRPG, temos, em primeiro lugar, a história como o eixo y e o sistema e a jogabilidade como eixo x e é muito importante manter estas duas coisas equilibradas.
Exato. Eu entrei na empresa logo após o final do desenvolvimento de Final Fantasy III21 e estive envolvido em IV, V e VI22. Final Fantasy sempre foi um dos títulos que teve o eixo x da jogabilidade, mas que ao mesmo tempo viu o eixo y da história ser bastante trabalhado. O processo de deteção de erros foi bastante divertido. Havia sempre alguém a jogar o título todo até ao final no dia em que o prazo para o desenvolvimento terminava.21. Final Fantasy III: o terceiro jogo da série, lançado para a NES no Japão em 1990.22. Final Fantasy IV (lançado para a Super NES no Japão e na América em 1991, disponível no serviço Consola Virtual da Wii na Europa); Final Fantasy V (lançado para a Super NES no Japão em 1992); e Final Fantasy VI (lançado para a Super NES no Japão e na América em 1994, disponível no serviço Consola Virtual da Wii na Europa).
Certo. (Hironobu) Sakaguchi23 e o resto da equipa, incluindo eu, assistiam e quando a pessoa chegava ao fim do jogo, aplaudíamos todos. Era muito divertido.23. Hironobu Sakaguchi: o criador da série Final Fantasy. Em 2001 formou a sua própria empresa de desenvolvimento de jogos, a Mistwalker Corporation.
Mas após isso – e isto também é por culpa minha – sentia cada vez mais que o eixo y da história começava a ser superior ao eixo x.
Sentia, sim. Então a primeira coisa que fiz quando comecei a criar Xenoblade Chronicles foi usar as minhas experiências para decidir o que era um bom equilíbrio para o eixo x e para o eixo y e estruturá-lo dessa forma.
Deve ter sido o facto de que te certificaste de que o eixo x do jogo era tão rico quanto a história do eixo y que deu ao jogo tanta profundidade.
Fundámos a Monolith Soft em 1999 e esta foi subsidiada pela Namco24, antes de ser a Bandai Namco. O primeiro jogo que fizemos o Xenosaga25, mas como estávamos a desenvolvê-lo ao mesmo tempo que construíamos a organização, não tínhamos pessoas suficientes. Os programadores e os planeadores eram todos novatos. Na altura o diretor de Xenoblade Chronicles e Xenoblade Chronicles X26, (Koh) Kojima27, tinha acabado de entrar na empresa, logo após ter acabado a Universidade.24. Namco: BANDAI NAMCO Games Inc. Namco, inaugurada em 1955, fundiu o seu departamento de videojogos com a Bandai em 2006.25. Xenosaga: Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht, um RPG publicado pela Namco em 2002.26. Xenoblade Chronicles X: o mais recente RPG de Tetsuya Takahashi para a Wii U. O lançamento europeu decorre em 2015.27. Koh Kojima: membro do departamento de desenvolvimento na Monolith Soft, também diretor da série Xenoblade Chronicles. Foi convidado na entrevista Iwata Pergunta: Xenoblade Chronicles, parte 3: O processo de desenvolvimento.
Exato. E é um pouco embaraçoso admiti-lo, mas o motor dos gráficos foi terminado apenas seis meses antes do prazo para a conclusão do desenvolvimento. Este era o estado das coisas.