Xenoblade Chronicles 3D é um jogo disponível exclusivamente para a New Nintendo 3DS e a New Nintendo 3DS XL. O que é que pensaste quando viste pela primeira vez o jogo que havias criado numa consola portátil?
A Monster Games42, dos Estados Unidos, é uma empresa com a qual colaboramos há muito tempo e ela tratou deste transporte. Quando falámos pela primeira vez sobre o transporte de Donkey Kong Country Returns da Wii para a Nintendo 3DS43, havia até pessoas da Nintendo que achavam a ideia fantástica, mas que duvidavam da sua exequibilidade.42. Monster Games: uma empresa de desenvolvimento de videojogos sediada no Minnesota, EUA, que tratou do transporte 3D de Xenoblade Chronicles para a New Nintendo 3DS e a New Nintendo 3DS XL.43. Uma porta 3D: Donkey Kong Country Returns 3D foi lançado para a Nintendo 3DS em maio de 2013.
Mas os membros da Monster Games resolveram cada um dos problemas que estavam a fazer com que o projeto estagnasse e acabaram por fazer com que o jogo funcionasse muito rapidamente. A equipa da Retro Studios44, que criou a versão do jogo para a Wii, ficou chocada quando a viu. Também nós ficámos surpreendidos, mas impressionados com a forma perfeita como o 3D se enquadrava no jogo.44. Retro Studios: uma empresa de desenvolvimento de jogos sediada no Texas, EUA. Fundada em 1998, a empresa trabalhou na série Metroid Prime (Nintendo GameCube e Wii), Donkey Kong Country Returns (Wii) e Donkey Kong Country: Tropical Freeze (Wii U).
É mesmo. Pedimos à Monster Games para fazer esse transporte porque a Monolith Soft já estava a trabalhar em Xenoblade Chronicles X. Teríamos mesmo adorado fazer a versão para a Nintendo 3DS original, mas seria difícil com um jogo como Xenoblade Chronicles.
Conseguimos fazê-lo na New Nintendo 3DS devido ao seu poder. Claro que foi difícil transportá-lo. Houve um período em que as coisas estavam bastante incertas e pensávamos que seríamos, provavelmente, capazes de o fazer, mas não sabíamos bem quando estaria terminado. Mas acabaram por conseguir e fiquei mesmo espantado quando o vi a funcionar. Pensei: “O mundo move-se exatamente da mesma forma!”
Fiquei agradavelmente surpreendido. Pensei que era quase idêntico à versão para a Wii.
É verdadeiramente fantástico. A outra coisa em que pensei foi que quando fizemos Xenoblade Chronicles para a Wii, nunca pensámos em colocá-la numa consola portátil da Nintendo.
Mas agora podemos jogar Xenoblade Chronicles na New Nintendo 3DS e – embora isto possa parecer um pouco egocêntrico – pensei que isto iria mesmo elevar a fasquia para os RPG em consolas portáteis. (risos)
(risos) Mas jogar Xenoblade Chronicles demora bastante tempo, o que significa que se enquadra bem numa consola Nintendo, uma vez que se pode parar de jogar em qualquer altura.