Queríamos fazer uma obra-prima
Hoje vamos falar de Xenoblade Chronicles 3D, lançado exclusivamente para as novas consolas New Nintendo 3DS e New Nintendo 3DS XL. No caso de RPG normais, é normal venderem-se aos milhares logo após o seu lançamento e começarem a vender menos pouco tempo depois. Contudo, quando Xenoblade Chronicles1 saiu para a Wii no Japão, há cinco anos, e devido à forma como o jogo foi concebido, com um impressionante foco nos detalhes, a palavra começou a espalhar-se. Agora, Xenoblade Chronicles 3D é lançado para a New Nintendo 3DS e a New Nintendo 3DS XL.Por isso gostaria agora de falar com Takahashi-san, da Monolith Soft2 , sobre que tipo de jogo é Xenoblade Chronicles. Obrigado pela tua presença aqui hoje, Takahashi-san.1. Xenoblade Chronicles: Um RPG lançado para a Wii na Europa em agosto de 2011. Xenoblade Chronicles 3D é lançado para a New Nintendo 3DS e a New Nintendo 3DS XL em abril de 2015. Este jogo não é compatível com as consolas Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL e Nintendo 2DS.2. Monolith Soft: Monolith Software Inc.: Empresa de produção de videojogos japonesa fundada em 1999. É responsável pelas séries Xenosaga e Baten Kaitos (Nintendo GameCube) e, ainda, Disaster: Day of Crisis (Wii), entre outros. A sua sede é em Tóquio, no Japão.
Em primeiro lugar, poderias partilhar connosco aquilo que imaginaram para o mundo de Xenoblade Chronicles quando deram início ao seu desenvolvimento para a Wii?
JRPG significa RPG feitos no Japão, que tiveram uma evolução única neste país. O termo é usado mais frequentemente noutros países, mas não tanto no Japão. Após o lançamento da versão de Xenoblade Chronicles para a Wii, pareceu haver muitas pessoas a comentarem que a qualidade de Xenoblade Chronicles se destacava de todos os outros JRPG lançados nos últimos anos.Nesse sentido pode dizer-se que atingiste o teu objetivo ou, melhor dizendo, a tua ambição de criar uma obra-prima.
Havia pessoas a dizerem coisas do género “Poderia ficar naquele mundo para sempre” ou “Não quero que acabe”, embora já estivessem a jogar há 100 horas44. Jogar mais de 100 horas: O contador de tempo de jogo de Xenoblade Chronicles parou nas 99 horas e 59 minutos, mas Xenoblade Chronicles 3D vai até às 999 horas e 59 minutos.
Na verdade, esse é o melhor elogio que se pode receber, não é? Quando fizemos o EarthBound5, fiquei muito feliz por ouvir as pessoas a dizerem que não queriam que acabasse. Quando estavas a fazer Xenoblade Chronicles, esperavas esta receção por parte do público?5. EarthBound: Um RPG lançado para a Super NES no Japão em agosto de 1994 e disponibilizado no serviço Consola Virtual da Wii U na Europa em 2013. Satoru Iwata, presidente da HAL Laboratory, Inc. na altura, esteve envolvido no desenvolvimento da programação.
Para dizer a verdade, estávamos à espera de uma resposta relativamente forte por parte do Japão.
Então não sabiam se as pessoas que estavam habituadas a esse tipo de jogos gostariam de um JRPG como Xenoblade Chronicles?