Hoje reunimos todos os que estiveram envolvidos no desenvolvimento de Paper Mario: Sticker Star para a Nintendo 3DS. Primeiro, gostaria que se apresentassem e dissessem como se conheceram e como se envolveram nos títulos Super Mario, tanto como jogadores como criadores. Vamos começar por ti, Kudo-san.
Eu sou o Taro Kudo, da Vanpool1. Fui responsável pela direção e pelo argumento deste jogo. A primeira vez que trabalhei num jogo Super Mario foi na altura do título Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars2 para a Super NES enquanto membro da equipa da Square (atualmente Square Enix).1. Vanpool, Inc.: Empresa criadora de videojogos com sede no bairro de Shibuya em Tóquio. A Vanpool trabalhou em títulos da Nintendo tal como o jogo Freshly-Picked Tingle's Rosy Rupeeland.2. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars: Um RPG de ação lançado pela Nintendo para a Super Nintendo Entertainment System (SNES) em março de 1996. Este jogo foi uma colaboração com a Square Co., Ltd. (atualmente Square Enix Co., Ltd.).
Esse projeto nasceu do desejo de desenvolver um jogo Super Mario com a Nintendo a partir do know-how da Square na área dos jogos RPG. Enquanto jogador, quando é que tomaste conhecimento pela primeira vez de Super Mario?
Não, não! Joguei Mario Bros.3 para a NES como um louco! Adorei! (risos)3. Mario Bros.: Um jogo de ação lançado pela Nintendo para a Famicom e para os salões arcade em 1983.
Sou o Kenji Nakajima da Intelligent Systems (IS)4 e sou o responsável pela gestão dos projetos para a série Paper Mario na IS. Enquanto jogador, o meu primeiro contacto foi num trabalho part-time onde havia uma máquina arcade com o jogo Mario Bros., que eu jogava muitas vezes. Enquanto criador, a primeira vez que trabalhei num Super Mario foi quando ajudei um pouco no título para a NES.4. Intelligent Systems Co., Ltd.: Uma empresa criadora de videojogos com sede em Quioto no Japão que desenvolveu software da Nintendo incluindo as séries Fire Emblem e Paper Mario, e desenvolveu ferramentas de apoio para vários equipamentos da Nintendo.
Bem, quando entrei para a empresa, estavam a desenvolver o jogo Nagatanien Mario Bros.5 para o periférico Family Computer Disk System6. 5. Jogo Nagatanien Mario Bros., também conhecido como Kaette Kita Mario Bros. ou Mario Bros. Returns: Lançado no Japão em novembro de 1988 para o Family Computer Disk System. O conteúdo do jogo era muito semelhante ao de Mario Bros., mas durante o jogo apareciam entre os níveis anúncios que publicitavam os próximos títulos Super Mario e a empresa de produtos alimentares Nagatanien Co., Ltd., patrocinadora do jogo. Só era possível comprar o jogo enquanto versão regravável para uma disquete que o jogador já possuísse, não estando disponível uma versão autónoma.6. Family Computer Disk System: Um periférico para a consola Famicom lançado no Japão em fevereiro de 1986. O periférico utilizava disquetes nas quais o software podia ser regravado.
Pois é, Nagatanien Mario Bros.! Era 100 ienes mais barato regravar uma disquete do que comprar a versão Disk Writer.
Esse foi o primeiro jogo em que participei no processo de criação. Quando o jogo Super Mario Bros.7 foi lançado, joguei-o muitas vezes, sem fazer qualquer distinção entre trabalho e lazer.7. Super Mario Bros.: Um jogo de ação lançado para a Nintendo Entertainment System (NES) em setembro de 1985.
Nakajima-san, quando o ROM de Super Mario Bros. chegou finalmente, parou tudo na empresa?