Nota: alguns termos do jogo poderão ser diferentes na sua versão final.
Todos os vídeos e imagens nesta entrevista foram retirados da versão japonesa do jogo. A versão final está totalmente localizada em inglês.
Ah, estás a falar do que aconteceu com o WarioWare: Snapped!1, não estás? Sobre “aquilo que tu sabes2”... (risos)1. WarioWare: Snapped! é um título Nintendo DSiWare lançado na Europa em abril de 2009 que utiliza a câmara interna da Nintendo DSi em vários microjogos.2. Refere-se a um microjogo de WarioWare: Snapped! onde a cara do jogador é filmada sem que ele tenha conhecimento e é mostrada no final. Foi publicado um vídeo do Satoru Iwata a jogar este microjogo no site da Nintendo.
Concluídos os trabalhos de Game & Wario, gostaria de falar convosco sobre o processo de desenvolvimento deste projeto. Gostava que começassem por explicar qual o vosso papel no projeto.
O meu nome é Yoshio Sakamoto e trabalho no Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software da Nintendo. Tenho estado muito envolvido na série WarioWare3, assumindo um papel de consultor. Neste título, desempenhei essa mesma função, discutindo ideias com Abe-san e exprimindo os meus pensamentos e opiniões.3. Asérie WarioWare apresenta uma grande variedade de microjogos de ritmo acelerado que requerem uma reação rápida por parte do jogador. O primeiro título da série foi lançado para a consola Game Boy Advance em maio de 2003. Até agora existem oito títulos na série, incluindo jogos Nintendo DSiWare e WiiWare.
Chamo-me Goro Abe e também trabalho do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software da Nintendo. A minha função enquanto diretor foi pensar e tomar decisões sobre as caraterísticas gerais do jogo. Pedia depois a Mori-san, que está sentada ao meu lado, que trabalhasse no desenvolvimento dessas mesmas caraterísticas, e era assim que o desenvolvimento ia avançando.
O meu nome é Naoko Mori e sou diretora da Intelligent Systems4. A minha principal tarefa era desenvolver as ideias que Abe-san queria ver no jogo e implementá-las.4. A INTELLIGENT SYSTEMS Co., Ltd é uma empresa criadora de videojogos que trabalhou num grande número de títulos para as consolas da Nintendo, incluindo as séries Fire Emblem e Paper Mario. Inicialmente, a empresa também desenvolveu ferramentas para consolas da Nintendo.
Bom, isto já foi há algum tempo, mas o que é que me podem dizer sobre a natureza da tarefa com que foram confrontados quando iniciaram este projeto, Abe-san?
Bem, inicialmente, a ideia era fazer um jogo que viesse pré-instalado na consola Wii U. Envolvi-me no projeto já depois de ele ter arrancado e perguntei-me que tipo de jogos é que o Wii U GamePad poderia possibilitar.
Então primeiro tiveste as ideias sozinho, depois a INTELLIGENT SYSTEMS envolveu-se no projeto e trabalharam juntos no desenvolvimento do jogo.
Exatamente. Quando tive uma noção mais global da direção que o projeto deveria tomar, percebi que tinha de testar estas ideias para ver se seriam ou não divertidas, por isso pedi à INTELLIGENT SYSTEMS que as concretizasse.
Foi há dois anos, em janeiro. Explicaram-me quais as caraterísticas da Wii, e as coisas partiram daí.