Acho que eles já estavam muito familiarizados com Mario Kart, certo? Porque gostavam dos jogos da Nintendo e já os jogavam há muito tempo.
Além disso, eles também tinham feito Donkey Kong Country Returns e a série Metroid Prime9, e os gráficos desses jogos sempre me impressionaram muito por serem espantosos. Por isso, fui para essa reunião com um enorme respeito por eles. 9Série Metroid Prime: A série inclui três títulos: Metroid Prime (Nintendo GameCube, 2003), Metroid Prime 2: Echoes (Nintendo GameCube, 2004), e Metroid Prime 3: Corruption (Wii, 2007). Metroid Prime e Metroid Prime 2: Echoes foram também lançados para a consola Wii, em 2009, como parte de Metroid Prime Trilogy.
No início, quando tive a oportunidade de explicar à Retro a forma como fazíamos os designs das personagens e dos karts, eles fizeram perguntas específicas, como: “Podemos fazer esta peça desta maneira?” Logo ali, o seu entusiasmo foi muito visível. Tive a certeza de que seríamos capazes de trabalhar juntos.
Sim. Começámos o desenvolvimento logo a seguir a eles terem terminado Donkey Kong Country Returns, em dezembro, quando tudo estava a começar a ficar com um ar natalício.
Estava entusiasmado e nervoso ao mesmo tempo. Só a viagem ao Japão em si era um dos sonhos da minha vida; sempre quis ir lá. Mas, também, sempre fui um grande fã da Nintendo, por isso foi uma visita simplesmente espantosa. Foi ótimo conhecer muitas das pessoas da Nintendo que trabalharam nos jogos ao longo dos anos. Foi uma experiência simplesmente espantosa.
Criar um jogo Mario Kart tem uma dificuldade especial. Temos de equilibrar várias coisas: Temos de desenhar pistas que formem um jogo de corridas interessante, temos de criar gráficos que satisfaçam os jogadores dos dias de hoje e temos de transmitir uma sensação de muita variedade a 60 fotogramas por segundo10. 1060 fotogramas por segundo: Animação que utiliza 60 fotogramas de vídeo por segundo. Quanto maior for o número de fotogramas, mais fluida será a animação.
Mas isso cria um conflito, não cria? Entre criar gráficos fortes e ter de mostrá-los a 60 fotogramas por segundo? Como resolveram esse conflito para tornar isso realidade? Morimoto-san, Tom-san, o que é que acham?
Sim, correto. Achei que foi uma ótima maneira de começarmos, pois ficámos com um conhecimento geral de como o percurso era. Isto criou um equilíbrio perfeito entre o conhecimento em que nos podíamos basear enquanto aprendíamos as ferramentas e os novos métodos que a Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento utiliza, alguns dos quais muito diferentes dos da Retro, claro, pois nunca tínhamos desenvolvido software para a Nintendo 3DS. Por isso, refazer estas pistas específicas enquanto aprendíamos o processo de desenvolvimento foi o desafio perfeito. Depois, pudemos utilizar esse conhecimento enquanto aprendíamos o processo de design, enquanto aprendíamos sobre as coisas que, da perspetiva do design, fazem com que uma pista seja boa. Também aprendemos isso com essas pistas, por isso, achei que nos preparou muito bem para fazer pistas novas.
Então, queres dizer que, ao começarem com as pistas clássicas, puderam habituar-se ao desenvolvimento de Mario Kart, algo que nunca tinham feito. Como também aprenderam sobre as pistas e sobre as caraterísticas únicas inerentes à consola Nintendo 3DS, acabou por ser extremamente eficiente.