Unir mentes
Muito bem, agora vamos falar sobre as personagens. Ishikawa-san, que diálogo existiu entre ti a Retro?
Começámos com a tarefa de fazer com que personagens com diferentes constituições físicas pudessem conduzir o mesmo kart. Além disso, este jogo tem a nova função de “voar”, o que significa que há uma asa na parte de cima do kart que tivemos de construir de modo que as cabeças das personagens não batessem na asa. Além disso, as personagens tinham de se poder mexer energicamente. Pedimos à Retro para criar as animações para o que podia acontecer na pista, como a sensação de atirar itens ou que aconteceria quando houvesse uma colisão. Existiram limites dentro dos quais tivemos de fazer tudo isto, e tivemos muitos debates sobre como tornar as personagens enérgicas dentro desses limites à medida que a Retro avançava com as suas animações.
Isso deve ter sido uma tarefa muito difícil! Vince-san, como é que resolveram esse problema?
(risos) Foi um desafio interessante. Tínhamos personagens de muitos tamanhos diferentes e quisemos que muitas delas tivessem animações muito expressivas. Muitas vezes, colocávamos a asa em cima e víamos a cabeça a sair por cima... O Ishikawa-san e eu andámos para trás e para a frente muitas vezes, para ajustar tudo de modo que ficasse bem encaixado, mas foi um desafio muito divertido e interessante.
As personagens movem-se muito energicamente e parece completamente natural, mas tiveram de ultrapassar muitos problemas para que isso acontecesse.
O Ishikawa-san teve muita paciência connosco e com a nossa equipa de animação. Isso também aconteceu durante a criação das personagens: em todas as personagens que fizemos, sentávamo-nos com os artistas das personagens e, quando pensávamos que tínhamos acertado em cheio, enviávamos, esperando que tivéssemos acertado. O Ishikawa-san apontava um pormenor que precisava de ser novamente ajustado e nós dizíamos: “Oh, deixámos passar isto!”
Parece que, em derradeira análise, todos se sentiram como um único grupo; quase como se a equipa da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento tivesse uma filial no Texas. Ichijo-san, como achas que conseguiram isso?
Para além disso, a Retro também adora Mario Kart e foram muito entusiastas em relação ao jogo. Acho que essa pode ter sido a razão pela qual todos estavam orientados na mesma direção, a ir no mesmo caminho.
Parece semelhante à forma como conseguiram fazer com que Donkey Kong Country Returns fosse tão bom.
Para ser franco, acho que não o conseguiríamos ter feito sem o Ichijo-san. Ele mandou-nos imagens das ferramentas ainda em japonês, com notas que diziam o que os botões faziam, e ajudou-nos não só a traduzir o texto como também a traduzir as sensações e os objetivos que tentávamos atingir. Saí do projeto próximo do seu final para trabalhar em outros projetos e o Bill Vandervoort, que entrou durante o processo, trabalhou muito próximo do Ichijo-san e teve a mesma sensação.
Geralmente, as pessoas tendem a pensar que tradução significa traduzir uma palavra para outra palavra, mas o realmente importante é unir mentes. A Retro percebeu o fascínio de Mario Kart desde o início e sentiu que era um trabalho que valia a pena fazer. Depois, na festa de yakiniku, ambos os lados perderam o seu nervosismo em relação ao outro e, em todas as semanas que se passaram a seguiram isso, mantivemo-nos em constante contacto bidirecional, partilhando a mesma interpretação do projeto. Acho que essa é a razão pela qual fomos capazes de resolver os problemas juntos.