Obrigado por terem vindo hoje.
Estão aqui reunidos os criadores envolvidos em Star Fox 64 3D. Dylan-san, podes apresentar-te, por favor?
Claro. Sou o Dylan da Q-Games1. Fundei uma empresa há dez anos em Quioto e agora sou o diretor de Star Fox 64 3D. Antes disso, fiz Star Fox Command 2. 1. Q-Games, Ltd.: Empresa criadora de videojogos fundada por Dylan Cuthbert, entre outros, em 2001. Sede: Quioto. A empresa desenvolveu Star Fox Command para a Nintendo DS e desenvolveu também software Nintendo DSiWare tal como Digidrive, Trajectile, Starship Defence e X-Scape. (Nota de edição: estes jogos foram lançados na Europa com os títulos Art Style: Intersect, Reflect Missile, Starship Patrol e 3D Space Tank respetivamente.) 2. Star Fox Command: Um shooter de estratégia em 3D lançado para a Nintendo DS no Japão em agosto de 2006.(Nota de edição: Dylan Cuthbert falou em japonês durante esta entrevista e os seus comentários foram traduzidos para inglês pela Nintendo.)
Voltando um pouco atrás, estiveste também envolvido no desenvolvimento do jogo Star Fox3 original para a Super Famicom. 3. Star Fox: Um shooter lançado para a Super Famicom em 1993. Foi o primeiro jogo da série Star Fox, lançado na Europa com o título Starwing .
Exato. Voltando mais atrás ainda, cerca de 20 anos, vim de Inglaterra para o Japão pela primeira vez.
Tinha 18 anos. Lembro-me de perguntar a Miyamoto-san que idade é que ele tinha e de termos mais ou menos a mesma.
Ah, estás a falar de X .4 4. X: Um shooter de ação lançado para a consola Game Boy no Japão em maio de 1992. Nunca foi lançado na Europa.
Isso mesmo. Era o criador responsável por X. Estava a trabalhar para uma empresa chamada Argonaut Software5 e vim para mostrar à Nintendo um motor de jogo em 3D em que trabalhei muito. Vim com um colega. Quando nos levaram para a sala de reuniões, cerca de 30 pessoas com casacos da Nintendo (uniformes) entraram em fila. Pensei para comigo: “Ena pá...” (risos) 5. Argonaut Software Ltd.: Uma empresa britânica de desenvolvimento de software que criou um motor de jogo 3D. Atualmente a empresa chama-se Argonaut Games PLC.
Vocês eram só dois e nós éramos 30, por isso devias estar sob uma grande pressão. Tinhas só 18 anos e estavas num país diferente, portanto era natural que te sentisses assim. (risos)
As pessoas eram fantásticas. Na Nintendo eram todos muito amigáveis. Durante essa semana comemos juntos em todo o tipo de lugares, o que – para mim, com os meus 18 anos – foi muito divertido.
Ias ouvindo coisas interessantes todos os dias e pensaste: “Quem me dera trabalhar num lugar assim.”