Bem… Antes de mais, diria “obrigado”.
Koizumi-san, tenho de te fazer esta pergunta. O que dirias às pessoas que dizem que Super Mario Galaxy é melhor para Super Mario numa consola doméstica?
Pode não ser uma resposta direta, mas pessoalmente quando fizemos Super Mario Galaxy arrependi-me de algumas coisas. E consegui fazer essas coisas em SUPER MARIO 3D WORLD.
Pensando em Super Mario 64, quando fizemos o primeiro protótipo, o Mario e o Luigi estavam num terreno plano.
Sim. Corremos o jogo dessa forma, mas depois criámos relevos e devido a limitações de hardware tivemos de escolher entre eliminar o Luigi ou fazer relevos mais elaborados. Em lágrimas, pedimos ao Luigi para sair.
E, nessa altura, falei com Miyamoto-san sobre colocar o Luigi ao lado do Mario num jogo Super Mario 3D com modo multijogadores. E tenho essa ideia há 15 anos.
Mais tarde, o Luigi apareceu em Super Mario Galaxy mas em vez de correr ao lado do irmão mais velho recebeu um tratamento um bocadinho diferente. Desta vez, ele finalmente está ao mesmo nível que o Mario, enquanto personagem de que toda a gente vai gostar. Acho isso fantástico.
Sim. Arrependo-me muito também de uma coisa em Super Mario Galaxy. Acho que a imagem azul escura do espaço e a impressão que o título dá estavam mais direcionadas para rapazes. Senti que enquanto jogador poderias querer escolher outra personagem para além do Mario, e que isso seria necessário se quisesse convencer a minha mulher a jogar. Desta vez, recebemos a Princesa Peach de braços abertos, por isso é possível jogar com uma personagem feminina. Nesse sentido, acho que temos uma peça que faltava nos outros jogos.
É verdade. Fico muito grato por Miyamoto-san o considerar a culminação dos novos jogos Super Mario 3D.
Definitivamente. Usámos a tecnologia cultivada em Super Mario Galaxy e personagens tais como a Rosalina e o Capitão Toad, que surgiram nesses jogos, têm um novo papel. SUPER MARIO 3D WORLD é a forma que encontrámos de um maior número de pessoas desfrutar do jogo, e acho que é o culminar dos jogos Super Mario 3D.
Só para que não haja mal-entendidos, devo frisar que isto não significa que nunca mais vamos fazer um jogo Super Mario Galaxy.
Sim, sim. Quando começámos a fazer SUPER MARIO 3D WORLD, Miyamoto-san perguntou-me se este título ia ser mais parecido com Super Mario Galaxy ou com SUPER MARIO 3D LAND. Quando fizemos SUPER MARIO 3D LAND, estávamos focados na forma do jogo e fizemo-lo assim sem hesitações.
Uma só equipa não consegue fazer ambos ao mesmo tempo. E não podemos trazer alguém de fora para fazer um jogo e simplesmente pespegar-lhe o nome Super Mario Galaxy. Talvez, num mundo ideal, pudéssemos fazer ambos em Tóquio, mas também queremos fazer coisas novas e deparámo-nos novamente com o tal dilema.