Hoje convidei a equipa que trabalhou no título SUPER MARIO 3D WORLD para a Wii U. Há dois anos lançámos SUPER MARIO 3D LAND1 para a Nintendo 3DS. Como o tempo passa… Nessa altura, o Departamento de Desenvolvimento de Software de Tóquio (que faz jogos Super Mario 3D há muitos anos) disse que tinha criado uma nova espécie de Super Mario 3D. E agora gostaria de conversar sobre como começaram e deram corpo ao projeto. Gostaria que se apresentassem, começando por Koizumi-san.1. SUPER MARIO 3D LAND: Um jogo de ação em 3D lançado para a Nintendo 3DS em novembro de 2011.
Chamo-me Koizumi e sou o produtor. Eu sei que disse algo deste género quando falámos sobre SUPER MARIO 3D LAND, mas desta vez Hayashida-san e Motokura-san foram os diretores. No decorrer do projeto o número de pessoas na equipa foi aumentando e fiquei com a sensação de estarmos a gerir um batalhão. Foi por isso que assumi a responsabilidade de controlar as operações na traseira!
Desta vez colaborei enquanto diretor ao lado de Motokura-san. Mas talvez possamos dizer que Motokura-san era o gestor da equipa e eu o consultor. Na realidade, foi um cargo sem grandes pressões em que pude exprimir as minhas opiniões livremente e experimentar coisas novas.
Motokura-san, tinhas dois chefes em Tóquio e um chefe em Quioto. Ainda assim, continuaste a ser o diretor, rodeado destas pessoas incríveis.
Não, não! Felizmente pudemos contar com a tua opinião, Miyamoto-san, desde muito cedo. Além disso, Hayashida-san esteve sempre ao meu lado e ele deu-me muitas dicas durante o desenvolvimento. Quanto ao meu papel de diretor, acho que conseguimos avançar sem grandes problemas.
É verdade. Quando estávamos a fazer Super Mario Galaxy, mesmo quando se tratava apenas de ajustar os mapas, passava algumas noites em Tóquio para ajudar. Mas durante o desenvolvimento de SUPER MARIO 3D LAND e de SUPER MARIO 3D WORLD só precisei de verificar esporadicamente determinadas áreas a que queria dar mais atenção. A minha função agora centra-se em garantir que o jogo segue o conceito que o engloba. Quando fizemos SUPER MARIO 3D LAND discutimos pormenorizadamente qual seria a diferença entre esta série e a série em 2D New Super Mario Bros.4, e o que é que teriam em comum. Desta vez, levámos o conceito mais longe: o conceito de fazer um jogo Super Mario 3D para uma consola doméstica de que os fãs de New Super Mario também gostassem. Era a minha ambição! (risos)4. Série New Super Mario Bros.: Uma série de jogos de ação de deslocação lateral representados em polígonos 3D. O primeiro jogo foi lançado para a consola Nintendo DS em maio de 2006 no Japão e em junho de 2006 na Europa. Foram lançados posteriormente para as consolas Nintendo 3DS, Wii e Wii U.