Yves, importas-te de falar um pouco sobre a Ubisoft?
Quantas pessoas faziam parte da empresa, quando criaram a Ubisoft e fizeram o primeiro Zombi?
A Ubisoft foi criada por mim e pelos meus quatro irmãos. Começámos no Sul de Paris, com cerca de 20 pessoas, incluindo os meus irmãos, mas agora temos 22 estúdios com mais de 7000 pessoas, em 26 locais espalhados pelo mundo.
Sim, é verdade. O meu irmão Gerard sugeriu o nome. Vem da palavra “ubiquidade”, que significa “estar em vários lugares”. Queríamos que a Ubisoft se espalhasse desse modo pelo mundo inteiro.
Porque é que tu e os teus irmãos se interessavam pela criação de jogos de computador, nessa altura?
Interessávamo-nos por jogos, mas também reparámos que os miúdos que voltavam da escola queriam jogar jogos e vimos isso como uma oportunidade de negócio. Vivíamos na Bretanha20, nessa altura, e pensámos que seria possível vender jogos não só localmente, mas também em França e até no estrangeiro. Cada um de nós tinha um talento: o Michel sabia programar e o Gerard dava instruções para melhorar a qualidade, por isso fomos capazes de dividir bem o trabalho. 20 Bretanha: Uma região no Noroeste de França.
O mais novo tinha 21 e o mais velho tinha 31. Apesar da diferença de dez anos, estávamos todos apaixonados pela indústria dos jogos.
O mundo do início da indústria dos videojogos, pequeno, mas dinâmico, inspirou-nos a pensar em grande.
Nesse sentido, éramos exatamente iguais. A Ubisoft foi buscar o nome a “ubiquidade”, porque vocês queriam estar no mundo inteiro, e a HAL21 tinha esse nome porque cada letra nos punha um passo à frente da IBM! (risos)21 HAL: Refere-se à HAL Laboratory, Inc, a empresa de desenvolvimento japonesa que trabalhou nas séries Kirby e Super Smash Bros. Iwata entrou na empresa como programador contratado e mais tarde tornou-se presidente.
Acho que isso é muito importante. Há sempre muitas oportunidades para crescer. É uma vantagem enorme desta indústria.
Acho que finalmente percebemos porque sinto uma ligação tão forte à vossa empresa! Vamos avançar. Xavier, creio que mencionaste que estiveste envolvido em Just Dance, na Wii?