Aquilo que o Guillaume acabou de dizer é um exemplo clássico de uma ideia que resolve vários problemas ao mesmo tempo 29. Isso foi algo que o Shigeru Miyamoto sempre disse. Creio que tinham vários problemas no início, mas com uma única ideia conseguiram resolvêlos e fazer com que o projeto avançasse na direção certa.29 Estas palavras surgiram durante uma conversa intitulada “A definição de ideia”, entre Shigesato Itoi de Hobo Nikkan Itoi Shinbun e Satoru Itawa.
Gabrielle, trabalhavas de perto com o Guillaume nessa altura. O que pensas sobre este assunto?
O que me espantou foi que à medida que otimizávamos o Wii U GamePad para um jogo de terror e sobrevivência, as caraterísticas novas pareciam surgir de forma orgânica. Por exemplo, apesar de normalmente estarmos sozinhos quando jogamos um jogo de terror e sobrevivência, decidimos incluir o Preparador30, que fala connosco como se usasse um walkie-talkie, através do Wii U GamePad.30 O Preparador: Uma personagem invisível de ZombiU, que guia os jogadores através de conselhos sobre sobrevivência e técnicas de autossuficiência. Baseia-se em indivíduos que subscrevem o conceito de sobrevivência e que se preparam ativamente para emergências do mundo real, como desastres naturais ou o colapso geral da sociedade.
O Preparador fala connosco com uma voz misteriosa, através do Wii U GamePad. Fala-se muito do facto de a Wii U ter dois ecrãs, mas talvez as pessoas não saibam que o Wii U GamePad também tem altifalantes. A presença desses altifalantes é tão inovadora como a presença dos dois ecrãs e é algo que nos permite ter um nível de concentração que não existia anteriormente.
Creio que ter de ler texto numa televisão é um aspeto dos jogos que muitas pessoas odeiam, tanto os criadores como os jogadores. É surpreendentemente importante ter som no Wii U GamePad e poder também ler o texto. A UI31 inclui uma animação muito elegante quando se vira a página, é como ler um livro virtual. 31 UI: Abreviação de “interface de utilizador”. O ecrã, as janelas e os menus com que um utilizador interage quando utiliza um computador.
O Wii U GamePad pode fazer muitas coisas. Ao brincarem com ele, para descobrir exatamente como podia ser utilizado num jogo de terror e sobrevivência, puderam demonstrar claramente o seu valor e torná-lo algo mais imediato e dinâmico.
Os artistas querem sempre ter um ecrã sem interface. Mas, até agora, essa não era uma opção realista. Mas, com ZombiU, excluindo alguns momentos específicos, não há informações sobre o jogo no ecrã de televisão, vemos apenas o mundo do jogo. Isso acontece porque toda a informação necessária se encontra no Wii U GamePad.
Yves, quando Killer Freaks foi anunciado na E3 de 2011, eu participei numa conversa de criadores de jogos contigo e com a equipa Ubisoft, e concordámos criar o jogo. O que pensaste quando ouviste a tua equipa dizer que queriam alterar o jogo e incluir zombies, depois de ter sido anunciado daquele modo?
(risos) Na verdade, gostei da ideia de alterar o conceito do jogo. Acabámos de dizer que os zombies se movimentam devagar. No final, a utilização desse conceito permitiu-nos resolver todos os problemas e dúvidas da fase de desenvolvimento, e foi, sem dúvida, a melhor solução para aproveitar ao máximo o hardware da Wii U.
Lembro-me que, um dia, o Yves chegou a uma reunião e disse: “O que acham de zombies?”