Creio que todos temos ângulos diferentes. Quem quer começar? (risos)
Agora gostava que falassem sobre o tópico principal do dia: ZombiU. Quem seria a melhor pessoa para explicar como tudo começou?
Referes-te a Killer Freaks24? 24 Killer Freaks: Refere-se a Killer Freaks From Outer Space, um jogo FPS anunciado pela Ubisoft, na E3 de 2011, em que os jogadores lutavam contra extraterrestres malvados.
Oh, sabes da existência de Killer Freaks? (risos) Gostava de falar sobre isso um pouco mais tarde!
Começámos por fazer muitos protótipos e por investigar. Queríamos compreender o que a Nintendo tentava fazer com a Wii U. No início, o design do hardware ainda não era definitivo e as unidades de desenvolvimento precisavam de alterações, por isso tivemos de descobrir sozinhos.
Por isso, criámos muitos protótipos e decidimos no princípio que podíamos usar o Wii U GamePad para criar um tipo de FPS novo para jogadores mais exigentes. Pensámos que o ecrã e o giroscópio25 do Wii U GamePad podiam dar aos jogadores um modo novo de jogar um FPS. Pensámos também que ter um segundo ecrã, que os outros jogadores não podiam ver, nos daria uma abordagem nova para o modo multijogadores, sobretudo para uma jogabilidade assimétrica. Esse foi o jogo Killer Freaks que mostrámos na E326 de 2011. Os inimigos do jogo eram criaturas estranhas baseadas nos Rabbids27…25 Giroscópio: Um sensor que deteta o ângulo e a velocidade de rotação.26. E3: Abreviação de Electronic Entertainment Expo, uma feira de videojogos que decorre anualmente em Los Angeles, Califórnia.27 Rabbids: Personagens cómicas parecidas com coelhos, criadas pela Ubisoft e vistas pela primeira vez em Rayman Raving Rabbids.
Então foi uma espécie de abordagem experimental, onde alteraram os Rabbids para jogadores mais exigentes?
Exato. Nessa altura, ainda não tínhamos decidido se íamos usar essas personagens, mas queríamos surpreender as pessoas com essas criaturas estranhas parecidas com Rabbids.
Uma das piadas da equipa era o facto de sabermos que os Rabbids, pelo modo como gritam, eram capazes de irritar bastante algumas pessoas. Por isso, a ideia que tivemos foi dar aos jogadores a oportunidade de destruir os Rabbids.
As pessoas que puderam disparar contra os Rabbids naquele protótipo libertaram alguma tensão!
O mais interessante foi que quanto mais usávamos o Wii U GamePad mais óbvio se tornava que o jogo não precisava de uma experiência acelerada.
A ideia que tenho de jogos FPS é que não podemos deixar de olhar para o ecrã, nem por um momento. Mas, quando criaram um estilo de jogo que usa o Wii U GamePad, isso deixou de ser verdade, não é?
Exato. Conseguimos criar uma experiência igualmente emocionante, apesar de não dar ênfase à velocidade. Quando criámos o jogo King Kong28, ganhámos experiência no uso de elementos de sobrevivência numa história, em vez de ter um jogo de ação pura, por isso toda a equipa foi capaz de compreender o apelo de um jogo assim.28 King Kong: Um jogo de ação e sobrevivência, baseado no filme realizado por Peter Jackson, famoso por filmes como O Senhor dos Anéis. A versão para a Nintendo DS foi lançada na Europa em novembro de 2005.