Nota do editor: esta entrevista foi realizada com recurso a um intérprete.
Hoje estou a visitar a sede da Ubisoft1 em Paris, França, e estamos numa sala de reuniões no piso superior. Até agora, fiz cerca de 200 entrevistas Iwata Pergunta e falei com muitas pessoas diferentes, mas é a primeira vez que venho fazer uma entrevista a uma empresa na Europa. Espero poder falar não só do jogo para a Wii U ZombiU, mas também da própria Ubisoft. Se for possível, gostava de começar por pedir a cada um de vós que se apresente. Yves, podes começar?1 Ubisoft: empresa criadora e editora de jogos, com sede em França.
Chamo-me Yves Guillemot e sou o CEO da Ubisoft. Muito obrigado por nos visitares hoje. É uma honra ter-te aqui.
Estou muito impressionado com todas as coisas que a Nintendo tem sido capaz de fazer. Adoro a Nintendo porque se preocupa com a jogabilidade e com as emoções reais e a paixão que os vossos jogos despertam nas pessoas. Quando criámos a Ubisoft, o nosso objetivo era criar géneros novos de produtos, que fossem apreciados não só em França, mas também no mundo inteiro. O primeiro passo nessa direção foi o nosso primeiro jogo, Zombi, que foi lançado em 1986.
Sim… Foi há bastante tempo! Primeiro, lançámos a versão Amstrad CPC2, em França, que foi mais tarde adaptada para a Commodore 643, para ser vendida noutros países europeus, como a Alemanha. Durante a criação do jogo Zombi, também tratámos da distribuição das versões de Commando4 e de Ghosts‘n Goblins5, da Elite Systems6. 2 Amstrad CPC: Um computador doméstico de 8 bits, lançado pela Amstrad em 1984.3 Commodore 64: Um computador doméstico de 8 bits, lançado pela Commodore International em 1982.4 Commando: Um jogo arcade de ação e disparos de scrolling vertical, lançado pela Capcom. A versão arcade original pode ser atualmente adquirida como título Consola Virtual através do Wii Shop Channel.5 Ghosts‘n Goblins: Um jogo arcade de ação e plataforma de scrolling lateral, lançado pela Capcom. A versão arcade original pode ser atualmente adquirida como título Consola Virtual através do Wii Shop Channel.6 Elite Systems: Empresa criadora de jogos, com sede no Reino Unido, estabelecida em 1984. Na altura, era conhecida por adaptar jogos arcade para computadores domésticos.
Isso é muito interessante. O primeiro jogo que a Ubisoft criou foi Zombi e agora criaram o ZombiU, o vosso título de lançamento principal da Wii U. É demasiado bom para ser uma coincidência! (risos)
Chamo-me Xavier Poix e sou o diretor administrativo dos estúdios franceses em Paris, Annecy e Montpellier7, onde criámos o ZombiU. Os nossos estúdios franceses têm algo em comum com a Nintendo, desde os títulos de lançamento da Wii, já que Red Steel8 foi desenvolvido em Paris e Rayman Raving Rabbids9 foi desenvolvido em Montpellier. 7 Annecy e Montpellier: Annecy é uma cidade no Leste de França. Montpellier é uma cidade no Sul de França.8 Red Steel: Um jogo de ação e aventura na primeira pessoa, lançado com a consola Wii em 2006, onde os jogadores usam o Comando Wii como uma espada.9 Rayman Raving Rabbids: Um jogo de ação e festa, lançado com a consola Wii em 2006, com a mascote da Ubisoft, Rayman.
Na Ubisoft, investigaram como o Comando Wii poderia ser usado, muito antes do lançamento da Wii, não é verdade?
É verdade. Essa experiência foi usada nesses dois títulos que acabei de mencionar. Sempre que a Nintendo nos aborda com uma consola nova, tentamos perceber o que a torna especial e depois adicionamos a nossa criatividade única. Assim, para nós, o lançamento de uma nova plataforma Nintendo significa que temos de começar do princípio em relação ao design de jogo.
Então a Nintendo apresenta-vos um desafio, sempre que lançamos uma plataforma nova?
Exatamente! (risos) Temos de esquecer tudo o que aprendemos até então e pensar em modos novos de jogar. Aprendemos muitas coisas com a Wii e pusemo-las em prática.
Creio que também têm trabalhado na popular série Just Dance10. Gostava que falassem sobre isso mais tarde…10 Just Dance: Uma série de jogos de dança, lançada originalmente em 2009. A versão mais recente, Just Dance 4, foi lançada na Europa, em outubro de 2012.