É demasiado difícil!
Quando ZombiU foi originalmente criado, como Killer Freaks, pensei que o público-alvo seria talvez o de jogadores mais exigentes. Como é que conseguiram equilibrar o jogo?
Pensamos que, se queremos que os jogadores se sintam fascinados por um jogo, uma das soluções é garantir que têm sempre algo a perder. Se nos afastarmos deste desafio novo e decidirmos criar jogos que são demasiado simples e que não exigem perícia, os jogadores vão aborrecer-se e deixarão de o jogar.
O aspeto mais fundamental dos videojogos é o impulso que sentimos, sempre que perdemos, de tentar só mais uma vez. Quando começa a parecer quase impossível, os jogadores perdem o entusiasmo. Contudo, se for bem feito, os jogadores vão querer continuar a tentar, apesar da dificuldade.
É verdade. Foi por isso que não quisemos que fosse difícil de completar sem qualquer justificação. Quando as pessoas começam a jogar com o Wii U GamePad, em ZombiU, por exemplo, muitas podem sentir-se desiludidas ou podem ter alguma dificuldade. Afinal, é uma experiência totalmente nova. Contudo, creio que a recompensa que recebem ao aprender a utilizá-lo e eventualmente dominar os controlos vale a pena, porque esta experiência nova é diferente de tudo aquilo que já fizeram.
Dito isto, em ZombiU criámos um modo de dificuldade muito elevada, chamado modo Survival, onde temos apenas uma oportunidade, uma vida. Quando morremos, vemos a ficha técnica e o jogo termina. Não podemos continuar, não podemos guardar, não há nada disso! (risos) No entanto, na minha opinião é assim que o jogo deve ser jogado. Se soubermos que perdemos tudo quando morremos, cada um dos zombies torna-se a nossa maior ameaça.
Os inimigos não são mais fortes neste modo, mas muitas vezes as pessoas que trabalhavam no desenvolvimento do jogo morreram porque se desconcentraram durante breves momentos. Por outro lado, fizemos algumas pequenas alterações, para garantir que o jogo era justo. Assim, se o jogador perder uma vida, sabe que a culpa é exclusivamente sua. Por isso, tal como dissemos, acaba por se sentir inspirado a fazer melhor quando volta a tentar.
Dessa perspetiva, o jogo exige muito do jogador. Contudo, tudo aquilo que é necessário para sobreviver encontra-se no Wii U GamePad, por isso é essencial que os jogadores aprendam a usá-lo corretamente.
De certo modo, aumentam a sua habilidade ao ganhar conhecimento e experiência prática.
Exato. No entanto, devo acrescentar que alguns dias antes de darmos por concluído o jogo, ainda não sabíamos se era possível terminar o modo Survival.