Gostaria de começar por vos agradecer por estarem aqui hoje.
Ora bem, vocês almoçam com Miyamoto-san praticamente Todos os dias. Às vezes almoço convosco e, portanto, passamos muito tempo juntos. Mas esta é a primeira vez que falamos num ambiente mais formal. Especialmente para Tezuka-san, apesar de as entrevistas Iwata Pergunta já existirem há bastante tempo, esta é a primeira vez que participas formalmente numa entrevista, não é?
Sabes, sempre tive a ideia de que tinhas receio de haver segundas intenções por trás destas entrevistas. (risos)
(risos) Convidei-te para esta entrevista porque achei que era impossível falar sobre a história de Mario sem fazer referência ao triângulo formado por Miyamoto-san, Tezuka-san e Nakago-san. Talvez pudessem começar por explicar o que fazem?
Sou produtor do Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD) e trabalho com Shigeru Miyamoto na supervisão de Todos os aspectos do desenvolvimento de jogos.
Então entraste depois do lançamento da Famicom1. 1 A Famicom, conhecida como Nintendo Entertainment System fora do Japão, era uma consola de videojogos de sala, tendo sido lançada em Julho de 1983.
Lembro-me perfeitamente do primeiro dia de Tezuka-san na empresa. Miyamoto-san fez uma visita guiada pelo escritório e o apresentou a toda a gente. Nessa altura, Tezuka-san ainda era magro... (risos)
Então, na altura, eras Tezuka-san, o novato. E agora já nos conhecemos há 25 anos... (risos)
Actualmente, sou o Presidente da SRD2. Entrei na Nintendo para ajudar com a programação da Famicom e, desde então, tive a sorte de estar envolvido em vários produtos da Nintendo. 2 SRD, uma empresa fundada em 1979, programa videojogos e desenvolve e vende produtos CAD (“Computer-Aided Design”). A empresa tem sede em Osaka e os escritórios de Quioto ficam dentro do edifício da Nintendo.
O trabalho que fazia originalmente na SRD não tinha absolutamente nada a ver com o desenvolvimento de videojogos. O tipo de trabalho que fazia incluía a programação de software de cálculo para uso em computadores pessoais standard.
Estavas a trabalhar em aplicações tais como sistemas de controlo, o que significa que estavas mais na área do negócio. Então como é que acabaste por trabalhar no desenvolvimento de videojogos?