(Nota de edição: Esta entrevista Iwata Pergunta foi publicada originalmente no site da Nintendo japonesa a 21 de março de 2012. Todos os vídeos incluídos nesta entrevista foram retirados da versão japonesa do jogo.)
Hoje estamos aqui para falar sobre Fire Emblem: Awakening. Por isso, reuni membros das equipas da Intelligent Systems1 e da Nintendo. Um dos pontos-chave da discussão de hoje é o número de pessoas aqui presentes. Obrigado a todos pela vossa presença.1.Intelligent Systems Co., Ltd.: Uma empresa criadora de videojogos que desenvolveu software da Nintendo incluindo as séries Fire Emblem e Paper Mario, juntamente com ferramentas de apoio ao desenvolvimento para o hardware que se seguiu. Está sediada em Quioto, no Japão. Também é conhecida pelo diminutivo IS, pronunciado como a palavra inglesa “is”.
Vamos começar por Narihiro-san e pelas apresentações, incluindo aquilo em que trabalharam neste jogo.
Está bem. Sou Tohru Narihiro da Intelligent Systems. Tal como nos títulos anteriores da série Fire Emblem, fui o produtor de desenvolvimento deste jogo.
Sim. Quis experimentar algo novo. Por isso, encarreguei Higuchi-san do trabalho propriamente dito. No início, nem me deixava tocar no software! (risos) Devido a isso, fui, de certa forma, afastado do projeto, o que foi uma verdadeira lufada de ar fresco.
Obrigado por este novo convite. Sou Masahiro Higuchi da Intelligent Systems. Fui o gestor de projeto e, por isso, desempenhei o mesmo papel do que no jogo anterior, Fire Emblem: Shin Monsho no Nazo.22. Fire Emblem: Shin Monsho no Nazo: Hikari to Kage no Eiyu: Um RPG de simulação lançado somente para a Nintendo DS em julho de 2010 no Japão. É o décimo terceiro título da série e um remake de Fire Emblem: Monsho no Nazo, o terceiro título desta série.
Dizes que desempenhaste o mesmo papel mas, desta vez, foste chamado a tomar decisões sem estares dependente de Narihiro-san.
Obrigado. Sou Kouhei Maeda da Intelligent Systems. Tal como no jogo anterior, fui o diretor. Este jogo não é um remake, nem uma sequela. É um jogo completamente novo. Por isso, esforcei-me mais do que nunca para este título.
É um prazer conhecer-vos. Sou Toshiyuki Kusakihara, da Intelligent Systems. Estive envolvido neste jogo na qualidade de diretor de arte. Defini a direção geral da arte e também executei grande parte da arte propriamente dita. Por isso, dei no duro do início até ao fim.
No geral, suponho que muitas das propostas eram excessivas. Higuchi-san tem estado envolvido na série Fire Emblem desde Fire Emblem: Seisen no Keifu3. Mas, desta vez, mais do que nunca, acho que o deixaram sem palavras. (risos)3.Fire Emblem: Seisen no Keifu: Um RPG de simulação lançado para a Super NES em maio de 1996 no Japão. Foi o quarto jogo da série.
A equipa já trabalha nesta série há tanto tempo que, no que toca à essência de Fire Emblem, têm determinadas formas de fazer as coisas, apesar de nunca termos definido em concreto qual é a essência de Fire Emblem. Desta vez, quisemos criar um jogo Fire Emblem mais diferente do que qualquer um dos anteriores, especialmente no que toca aos gráficos. Por isso, fizemos questão de chamar Kusakihara-san, que nunca tinha estado envolvido nesta série.