A entrevista de hoje chega-nos da sede da Monolith Software1, situada perto da estação de Nakameguro, em Tóquio. Vivi em Nakameguro durante cerca de cinco anos no total e aluguei aqui um apartamento desde o quarto ano na Universidade até aos primeiros anos após a conclusão da licenciatura. 1 Monolith Software é uma criadora de software fundada em 1999. Para além da série Xenosaga, a empresa desenvolveu jogos como Disaster: Day of Crisis for Wii e Soma Bringer para a Nintendo DS.
Takahashi-san, és responsável por muitos títulos. Desta vez desempenhaste a função de Diretor Executivo, não foi?
Certo. Estive envolvido em todos os aspetos do jogo, desde o conceito original até às fases de deteção de bugs, passando pela escrita do argumento.
Nesta entrevista vou falar com a equipa por detrás de Xenoblade Chronicles. Podes começar por nos falar um pouco dos músicos aqui reunidos hoje?
Mi-chan? (risos) Então chamas a Mitsuda-san Mi-chan. E o que será que ele chama a Takahashi-san?
Então é Mi-chan e Taka-san...estou a ver! (risos) (Nota do editor: No Japão, os amigos próximos costumam acrescentar “chan” a uma parte dos seus nomes e os pais também o fazem quando querem falar com os seus filhos ou simplesmente referir-se a eles. Acrescentar “san” a uma parte do nome da outra pessoa mostra intimidade e respeito, já acrescentá-lo a um (primeiro) nome completo é considerado mais formal.)
Certo! (risos) Este título tem “Xeno”2 no seu nome e, por isso, pedi a Mi-chan para trabalhar na música para o epílogo. 2 “Xeno” foi usado nos títulos de dois RPG que Tetsuya Takahashi dirigiu: Xenogears (1998) e a trilogia Xenosaga (2002-2006). Yasunori Mitsuda foi responsável pela música em Xenogears e Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht.
Então, como tinhas utilizado “Xeno” no título, achaste que deveria terminar com uma música de Mitsuda-san.
Como te sentes quando ouves dizer que a tua música “desempenhou um papel redentor”, Mitsuda-san?