Nota: Esta entrevista decorreu no Japão em Junho de 2008, durante a fase de desenvolvimento de Jam with the Band.
Gostaria de saber o motivo de fazermos esta sessão de “Iwata Pergunta”, tendo em conta que Jam with the Band é um título para a Nintendo DS*. *Nota: Iwata Pergunta: Jam with the Band foi a primeira entrevista Iwata Pergunta sobre um jogo para a Nintendo DS a ser publicada no site japonês da Nintendo.
Esta versão de Jam with the Band utiliza novos sistemas que são novidade nos jogos de música. Achei que não iríamos conseguir comunicar a existência destes novos sistemas num anúncio de 15 a 30 segundos para a televisão, por isso achei melhor apresentar algumas características destes sistemas a todos, falando directamente com três pessoas que foram responsáveis pelo seu desenvolvimento. É a primeira vez que fazemos isto para um título da Nintendo DS! Também tenho uma relação pessoal interessante com este software… Bem, mas comecemos pelas apresentações.
Chamo-me Kitamura do Departamento de Desenvolvimento & Design de Software. Fui directora artística de Daigasso! Band Brothers1, e sou a directora deste jogo – mas este título de função não passa disso mesmo, de um título. 1Daigasso! Band Brothers é um software de música lançado para a Nintendo DS no Japão em Dezembro de 2004. É também conhecido simplesmente por Band Brothers, e foi o antecessor de Jam with the Band, nunca tendo sido comercializado fora do Japão.
Cada membro da equipa tinha uma imagem do que seria o jogo Jam with the Band depois de terminado. Ademais, esta imagem era partilhada por todos desde o primeiro passo do processo de desenvolvimento. Consequentemente, pensámos que poderíamos fazer um título de software mais interessante se nos reuníssemos e partilhássemos ideias.
Fiquei com a impressão que todos se relacionavam bem, o que pode ter que ver com o que acabaste de explicar... Bem, é a tua vez, Kitahara-san.
Chamo-me Kitahara e faço parte do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software. Juntei-me ao projecto de desenvolvimento de Band Brothers quando foi planeado originalmente para a Game Boy Advance durante a segunda metade de todo o processo de desenvolvimento. Fui programador em Band Brothers, e sou o director de programação deste título. Examino as especificações e considero se é ou não possível implementá-las no software. Para além disso, comunico as especificações aos outros programadores, portanto os meus deveres são essencialmente de coordenação.
Falaremos um pouco mais da versão para a Game Boy mais tarde. Agora, falta aqui o Kyuma-san.
Chamo-me Kyuma e faço parte do Departamento de Planeamento e Desenvolvimento de Software. Fui nomeado para o cargo de director de som na equipa de projecto. As minhas funções principais envolvem reunir os dados de música e opinar sobre como podemos tornar o software de mais fácil utilização do ponto de vista do áudio.
Entraram na empresa na mesma altura, não foi Kyuma-san e Kitahara-san? O Kitahara-san mencionou uma ínfima parte da história deste jogo num comentário anterior: o planeamento de Band Brothers começou durante a era da Game Boy Color2. Há quanto tempo estás envolvida no projecto Band Brothers, Kitamura-san? 2 A Game Boy Color era um aparelho de jogos portátil com um ecrã a cores. Sucessora do Game Boy original, foi lançada em Outubro de 1998.