Descarregar músicas preferidas
Esta versão de Jam with the Band tem várias novas funcionalidades, tais como Voice Analysis (Análise de Voz) e a possibilidade de fazer o download de temas. Acabaste de dizer que estavas muito contente por fazer o jogo, Kitamura-san, mas o processo de desenvolvimento não envolve habitualmente muitas dificuldades?
Gostei imenso do processo de desenvolvimento, ao ponto de nem sequer lhe poder chamar trabalho.
A minha principal tarefa era criar os dados de música, o que dá muito trabalho. Mas, assim que criei os dados, a equipa agarrou nos temas novos e começou a tocá-los de imediato. Senti que o meu árduo trabalho estava a ser recompensado quando testemunhei esses acontecimentos.
Sempre que uma música nova era criada, dizíamos: “Vamos lá testar esta juntos!”, e fazíamos uma Jam Session. Mas isto de “testar” era a descrição oficial do que fazíamos de facto… (risos)
Já não sei se estão a falar de trabalho ou de lazer! (risos) Mas é sinal do vosso envolvimento com o software aquando da sua criação. Já agora, o novo Jam with the Band tem uma funcionalidade que permite fazer o download de até 100* temas. Mas houve vários desafios associados ao desenvolvimento da funcionalidade de download de temas, não houve? *Nota: Na versão europeia de Jam with the Band, o utilizador tem 50 temas pré-instalados (a versão japonesa tinha 31 temas pré-instalados no seu lançamento) e pode fazer o download de outros 50 temas através da Ligação Wi-Fi da Nintendo. Há também espaço para 100 temas adicionais criados pelos jogadores e guardados ou trocados através das Comunicações Sem Fios da Nintendo DS.
Houve, sim. Não se pode pôr temas protegidos por direitos de autor nos servidores online sem primeiro passar pelos procedimentos adequados. Mas como tínhamos trabalhado tanto para desenvolver a funcionalidade Studio, queríamos criar um sistema de partilha que também permitisse usar músicas com direitos de autor. Considerámos que, a menos que desenvolvêssemos um sistema em que os utilizadores não tivessem de pagar por cada tema individualmente, não haveria muita gente a utilizar a funcionalidade.
Fizemos várias visitas à JASRAC5 e explicámos o que a Nintendo queria fazer, ou seja, tornar o máximo número possível de temas japoneses pop e de anime disponíveis para download pelos utilizadores. Responderam ao pedido de forma muito positiva e, assim, pudemos explicar como funcionaria o sistema, em que estes temas seriam carregados no servidor da Nintendo antecipadamente para que os utilizadores pudessem fazer o seu download para as consolas Nintendo DS*. 5 JASRAC (Japanese Society for Rights of Authors, Composers and Publishers ou Sociedade Japonesa pelos Direitos de Autores, Compositores e Editores) é uma entidade a quem são confiados os direitos de autor de letristas, compositores e editores de música. Esta entidade fiscaliza o licenciamento de música a terceiros, recebendo direitos de autor e atribuindo-os aos artistas correspondentes. *Nota: Na versão europeia de Jam with the Band, a Nintendo tem um acordo de direitos de autor com a EMI Music Publishing Europe Ltd. e, portanto, os temas populares disponíveis para download são versões de temas com direitos de autor da EMI. Há também versões sem direitos de autor de temas clássicos e temas conhecidos do mundo Nintendo.
É, portanto, diferente de fazer o download de uma música de que gostes para o computador ou para o telemóvel.
Uma vez que as músicas que descarregas não são cantadas nem tocadas – são usadas como fontes de som no jogo – só temos de pagar direitos de autor aos compositores e aos letristas. Foi, então, decidido que a Nintendo iria pagar os direitos de autor correspondentes a até 100 músicas, com base nos dados actuais de download. Assim, conseguimos implementar um sistema em que o utilizador pode facilmente fazer o download de até 100 das suas músicas favoritas.
Se o utilizador pudesse apagar músicas, isso significaria que podia fazer o download de todas as músicas que quisesse.
Se implementássemos um sistema de downloads ilimitados, os direitos de autor tornar-se-iam um grande problema.
Mas será que os utilizadores nunca pensam “afinal não quero esta música” depois de a descarregar?