Nota: Esta entrevista decorreu em Setembro de 2008, pouco depois do lançamento de Jam with the Band no Japão.
Muito obrigado por me terem acompanhado nesta sessão pouco habitual de “Iwata Pergunta”. Queria mesmo que os nossos leitores tivessem conhecimento de algumas reacções pós-lançamento ao jogo Jam with the Band, por isso (e pela primeira vez), vamos fazer um segundo “Iwata Pergunta” sobre um título que já foi lançado. Sem mais demoras, podes começar, Nishita-san.
Claro. Chamo-me Nishita e sou do Departamento de Desenvolvimento e Design de Software da Secção de Planeamento e Desenvolvimento de Software. Quanto a este projecto, não trabalhei aqui, onde o jogo foi criado. Em Jam with the Band os utilizadores podem fazer o download de até 100* temas de entre os seus favoritos, e não apenas temas preparados pela Nintendo. Uma das características do jogo é que a música escrita pelos utilizadores e enviada por eles pode também ser seleccionada depois de passar as nossas inspecções. As minhas responsabilidades envolviam colaborar com a JASRAC1 e com a Nippon Broadcasting System para assegurar a gestão tranquila deste sistema de envio de música escrita e download de temas. 1 JASRAC (Japanese Society for Rights of Authors, Composers and Publishers ou Sociedade Japonesa pelos Direitos de Autores, Compositores e Editores) é uma entidade a quem são confiados os direitos de autor de letristas, compositores e editores de música. Esta entidade fiscaliza o licenciamento de música a terceiros, recebendo direitos de autor e atribuindo-os aos artistas correspondentes. A JASRAC assume também um papel na promoção da cultura musical. *Nota: Na versão europeia de Jam with the Band, o utilizador tem 50 temas pré-instalados (a versão japonesa tinha 31 temas pré-instalados no seu lançamento) e pode fazer o download de outros 50 temas através da Ligação Wi-Fi da Nintendo. Há também espaço para 100 temas adicionais criados pelos jogadores e guardados ou trocados através das Comunicações Sem Fios da Nintendo DS.
Nishita-san, no primeiro jogo Band Brothers2, trabalhaste aqui no desenvolvimento de software como director. Desta vez, enquanto produtor, as tuas principais funções envolvem a colaboração com a JASRAC e a Nippon Broadcasting System, não é? 2 “No primeiro jogo Band Brothers” refere-se a Daigasso! Band Brothers, um título de lançamento da Nintendo DS lançado em Dezembro de 2004, nunca tendo sido comercializado fora do Japão.
Exactamente. Neste título, deixei a tarefa de tratar do desenvolvimento em si do jogo para a Kitamura-san.
Podes falar um pouco sobre o que aconteceu imediatamente após o lançamento de Jam with the Band?
Mas escrever música dá muito trabalho, e não é algo que todos possam fazer facilmente. Partimos do princípio que o número de músicas que teríamos de inspeccionar todos os dias não ultrapassaria os 100, e tínhamos inclusivamente configurado os nossos sistemas para lidar com este número.
Decidimos adoptar imediatamente um sistema de emergência até que o sistema de inspecções estivesse novamente no bom caminho, mobilizando inúmeros membros da equipa de som da Nintendo para lidar com os temas enviados.
Apesar de claramente ter tido impacto na música que criámos para outros jogos! (risos)
Já que falamos sobre o assunto, podes explicar-nos brevemente como funciona o actual processo de inspecção, Nishita-san?