Como mencionei, eu quero que eles se divirtam de uma forma mais relaxada. Basta ligar a alimentação e serão capazes de desfrutar de tudo sem o mínimo de incómodo! Fazer com que o utilizador ligue a alimentação é, só por si, um grande obstáculo a ultrapassar. Mas assim que a alimentação for ligada, o nível de satisfação que o utilizador vai sentir com o software aumentará significativamente. Isso quer dizer que tudo o que eu quero é que o utilizador ligue a consola. No Wii Fit original, uma boa quantidade de utilizadores achava que envolvia muita maçada e desistia a meio. Mas assim que começarem, tenho a certeza de que o vosso corpo vos dirá como deverão continuar a usar o software na vossa vida diária.
Então o que estás a dizer é que te esforçaste para remover todos aqueles elementos do software que dantes faziam o clientes sentir: “Isto dá muito trabalho...”
Sim, é isso. A opção Wii Fit Routines é onde é mais fácil de começar. Assim, podes pensar, por exemplo: “hoje quero fazer uma rotina de exercícios de 30 minutos ou 40 minutos”, e então aparecerão imediatamente exercícios de treino simples. O Wii Fit original dava-te sempre uma explicação antes de cada tipo de exercício de treino e quando terminavas um exercício avaliava o teu desempenho. Mas quando treinas num ginásio verdadeiro, passas de um exercício para outro de uma forma suave. Apesar de te poderem dizer: “Bebe um pouco de água agora”, continuarás a seguir o programa de exercícios, um a seguir ao outro. Desta vez, com o Wii Fit Plus, terás esse tipo de fluidez e estarás a exercitar-te durante 30 ou 40 minutos. Por esta razão, gostaria que as pessoas utilizassem o software sentindo que estão a fazer uma verdadeira sessão no ginásio.
Adicionaste novos exercícios de treino às 48 variedades que apareciam no Wii Fit original, não foi?
Adicionámos mais outros 21 tipos exercícios de treino… Mas, na realidade, não gostaria de lhes dar muita importância aqui. Sinto que se enfatizar esta funcionalidade, poderá haver pessoas por aí que fiquem com a sensação errada de que isto é uma sequela do Wii Fit. Uma sequela é quando os utilizadores que estavam basicamente satisfeitos com o software original têm a oportunidade de adquirir dados adicionais que vão no seguimento do original.
Mas neste caso do Wii Fit Plus, não queríamos que o consumidor o visse dessa maneira. Como disse no início desta entrevista, eu quero que todos utilizem isto para terem uma versão melhorada do Wii Fit. Eu quero dizer “Com isto, vão transformar o vosso Wii Balance Board em algo ainda melhor!”
Exactamente. Se nos limitarmos a afirmar que o número de exercícios de treino aumentou, os utilizadores que não ficaram totalmente satisfeitos com o título anterior não se interessarão, independentemente do número de exercícios novos que possa haver. É por isto que, quando criámos o Wii Fit Plus, a nossa primeira prioridade foi fazer com que esses utilizadores que se possam ter afastado do Wii Fit voltem a ganhar interesse nele. Ao mesmo tempo, o número de exercícios de treino aumentou realmente, o que tornou a diversão muito maior.
Então, apesar de ser óbvio que ao aumentar o número dos tipos de exercícios de treino tornou-se tudo mais divertido, não importa as vezes que possamos repetir este facto pois não despertaria nenhum interesse nas pessoas a que nós mais queremos chegar.
Precisamente. É por isso que eu, sendo a pessoa que criou e vendeu o título anterior, gostaria muito de ir de porta em porta ter com todo e qualquer utilizador que comprou o Wii Fit e dizer: “Por favor, troca a tua cópia antiga por esta nova!”
Mas quanto mais te ouvia a falar nela, mais sentia que era uma versão melhorada, que era semelhante às novas versões dos sistemas operativos ou do software empresarial. É por isso que, para ser completamente honesto, no início estava preocupado com a forma como a Nintendo iria lidar com este tipo de software, sendo que era algo com que nós tinhamos nunca lidado anteriormente.