Podes falar-me da natureza da tua investigação desde que começaste a trabalhar no Instituto Nacional de Saúde e Nutrição até te envolveres no projecto do Wii Fit?
Investiguei os efeitos que o exercício e a actividade física tinham sobre os vários factores de risco de doenças cardiológicas, sobretudo ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.
Concentrei-me sobretudo no endurecimento das artérias, tentei determinar se o exercício e a actividade física eram ou não benéficos nesses casos.
De uma maneira geral, pensa-se que o exercício serve para prevenir doenças como ataques cardíacos e que, ao mesmo tempo, torna as artérias menos duras. Mas infelizmente, numa pesquisa bastante abrangente, descobri que isso não acontece, não basta dizer que qualquer exercício é benéfico.
Bom, nem todos os seus efeitos são benéficos. Claro que não se pode dizer que é todo prejudicial. Esse tipo de treino tem muitos benefícios.
Muitas vezes ouvimos dizer que se não tivermos muito músculo, o metabolismo basal diminui e é mais provável que ganhemos peso. Isso quer dizer que o treino muscular pode ser importante, mas não é boa ideia fazer apenas exercícios em que tenhamos de suster a respiração.
Não ouvimos muitas vezes esse termo no nosso dia-a-dia. No mundo da medicina, penso que a evidência se refere a realizar exames práticos e a reunir estatísticas de causas físicas e efeitos que dão resultado, para obter provas que fundamentem as conclusões.
Exacto. Refere-se à medicina baseada na evidência recolhida através de investigações académicas. Há essa maneira de pensar. Contudo, os académicos têm tendência para olhar para as suas investigações e dizer: "Esta é a resposta correcta!" No entanto, eu tenho o dever de ver a minha investigação de um ponto de vista céptico: "Aquilo que o Miyachi diz é mesmo verdade?" Isso significa que tenho de estar ciente do que os outros investigadores fazem e do tipo de dados que produzem. Ao reunir tudo isso, posso começar a ver qual é o caminho correcto a seguir.
Compreendo. Bom, para mudar um pouco de assunto, diria que há muitas pessoas que, embora tenham praticado desporto a dado momento, quando chegam à idade adulta estão ocupadas e não têm tempo para fazer exercício. Mas quando têm a oportunidade de o voltar a fazer, percebem de novo como é bom fazer exercício e transpirar.
Com isso em mente, parece-me que dar às pessoas motivação para fazer exercício, nem que seja uma só vez, pode ser importante. Com base na tua investigação, o que tens a dizer sobre isso?