Miyamoto-san, quando começaste a trabalhar no Wii Fit, anteviste a maneira como seria acolhido por tantas pessoas em todo o mundo?
De facto, lembro-me quando discutimos quantos daqueles componentes específicos do Wii Balance Board, que implicavam uma longa espera pela entrega, deveríamos adquirir. Saí-me com um número que deixou a maior parte das pessoas a perguntar nervosamente: “Tens a certeza de que não há problema em comprar tantos assim?” (risos)
Ah, sim, estás a referir-te ao Efeito Stroop1. 1 O Efeito Stroop refere-se ao fenómeno relatado pelo psicólogo John Stroop em 1935 e que diz respeito ao facto de que, se visualizarmos dois tipos de informação ao mesmo tempo, como um nome de uma cor escrito numa cor diferente, estes tipos de informação vão interferir um com o outro quando o cérebro os tentar processar.
A ideia era de que se trabalhássemos o Wii Fit um pouco mais, poderíamos ser capazes de treinar tanto os cérebros como os corpos dos utilizadores.
O Efeito Stroop foi utilizado em Brain Training2, onde havia um desafio em que os nomes das cores não eram iguais às cores em que estavam escritos e eram dadas instruções ao utilizador para que ignorasse a palavra e prestasse atenção à cor. O efeito que entra em jogo em situações como esta, em que nos debatemos com dois níveis contraditórios de percepção para escolhermos uma opção, é conhecido como o Efeito Stroop. 2 Dr Kawashima’s Brain Training: How Old Is Your Brain? é um software lançado para a Nintendo DS em Maio de 2005 no Japão e em Junho de 2006 na Europa.
Quando se tenta fazer esse tipo de coisa com o corpo, o exemplo mais fácil de se entender é o de tocar bateria, em que os braços e as pernas estão a mover-se independentemente.
Mas tu já tinhas feito isso em Wii Music3, não tinhas? (risos) 3 Wii Music foi um software baseado em música lançado para a Wii em Outubro de 2008 no Japão. Foi lançado na Europa um mês mais tarde.
Nós já o tínhamos feito! (risos) Isso foi quando pensei que combinando a informação recebida visualmente com o manejar do comando e com o equilíbrio do corpo, conseguiríamos inventar montes de jogos divertidos. Assim, foi a partir daí que começámos a trabalhar em vários jogos separadamente.
Como já podes ter adivinhado, foi o factor comodidade. Com o Wii Fit, havia alguma incomodidade com que o utilizador tinha de se debater. Foi por isso que pensei que se aumentássemos a facilidade de utilização, conseguiríamos que as pessoas continuassem a usá-lo. Consigo muito bem imaginar que haverá quem diga: “Bem, vocês deviam tê-lo feito assim logo à partida!” (risos)
Acabaste de referir que talvez o devesses ter feito assim logo à partida. Na realidade, existem dois cenários diferentes em que podias ter dito isso. Num primeiro exemplo, quando estavas a trabalhar no jogo, poderias ter pensado: “Idealmente, eu queria mesmo era fazê-lo desta maneira, mas…”