Quando tomaste conhecimento do Wii Fit?
Há cerca de dois anos, então. Comecei a ter mais informações sobre o Wii Fit por volta de Outubro ou Novembro de 2008. Nessa altura, o jornal Nikkei queria investigar o tema do aumento de peso no período do Ano Novo e foi aí que tive o primeiro contacto com o Wii Fit.
Só há cerca de dez meses decidi fazer a minha própria investigação sobre o Wii Fit, mas desde que o experimentei que me envolvi imediatamente.
Não estava apenas a investigar, estava também a trabalhar com pessoas que tinham um risco elevado de várias doenças derivadas do estilo de vida, incluindo a obesidade, por isso tive muitas oportunidades para lhes dizer que tipos de exercícios seriam benéficos para elas. Foi aí que percebi que havia muitas pessoas que, como disseste há pouco, sabiam que deviam fazer exercício, mas não eram capazes de o fazer. Enfrentei muitas vezes essas pessoas, perguntei a mim mesmo o que lhes devia dizer e de que maneira me devia exprimir, para que as minhas palavras tivessem algum efeito.
Depois, quando liguei a consola para começar o Wii Fit, o Wiibo5 disse muitas coisas, como: "Oh, olá. Há quanto tempo!" ou "Estás a esforçar-te imenso!" ou "Vais começar a esta hora?" 5 Wiibo é uma personagem que aparecia no Wii Fit e era um Wii Balance Board antropomórfico. Wiibo tinha movimentos muito flexíveis e oferecia vários conselhos ao utilizador.
Bom, dizia muitas coisas assim e o que o Wiibo dizia não era muito diferente daquilo que eu dizia. (risos)
Pensei: "Isto foi muito bem concebido!" (risos) Mas como o Wiibo sabe com exactidão quando usámos o Wii Balance Board, com que frequência e durante quanto tempo, pode dizer as coisas acertadas no momento certo.
No fundo partilhamos a mesma regra de ouro quando se trata de ensinar as pessoas. É essencial avaliar cada pessoa individualmente, medir a sua força, ter em conta a actividade que tem feito e qual é a sua situação e depois dar um conselho personalizado a essa pessoa. Por outras palavras, a avaliação e o conselho devem andar de mão dada.
Com o Wii Fit, podemos pesar-nos diariamente, medir a nossa força física e calcular a nossa idade física, além de registarmos o tempo que passámos no Wii Balance Board. Com base nos resultados dessa avaliação, o Wiibo falava com o utilizador e dava-lhe a sua opinião. Por isso, a minha primeira impressão do Wii Fit foi pensar que era uma ferramenta que media os dados pessoais mais actualizados e encorajava o utilizador de uma forma personalizada.