Dr. Miyachi, tiveste a amabilidade de ser consultor do Wii Fit Plus. Posso pedir-te que fales mais especificamente do papel que desempenhaste?
Estive envolvido em vários aspectos do software, mas uma das coisas que fiz foi supervisionar a combinação sugerida de exercícios adequados a pessoas com requisitos específicos, por exemplo, pessoas que estão a tentar perder peso ou que querem dormir melhor de noite.
Wii Fit Plus Routines que são feitas à medida das necessidades individuais de pessoas que sofrem de problemas como ombros doridos ou dores nas costas.
Exacto. Fornece o mesmo tipo de serviço obtido por um treinador que nos ajuda no ginásio. Mas, no caso do Wii Fit Plus, podemos ter esses mesmos conselhos em casa, e penso que isso é algo de muito valor.
É um princípio sempre obedecido. É um princípio a que, por mais que lutemos, não podemos resistir.
Exacto. É por isso que penso que ter um gráfico que assinale como estamos a perder peso e mostre ao mesmo tempo o número de calorias que queimamos é algo que vai encorajar bastante o utilizador. No fundo, o facto de o utilizador poder ver porque é que ganhou peso e isso ser algo que o encoraja é uma abordagem nova.
Para permitir calcular com exactidão a quantidade de calorias queimadas ao fazer vários tipos de exercício, tiveste a amabilidade de levar a cabo as medidas de exercício de força.
Exacto. No Instituto Nacional de Saúde e Nutrição há uma sala especial, conhecida como câmara metabólica6, onde podemos medir a intensidade do exercício. Usámo-la para medir cada tipo de exercício. 6 Semelhante a um quarto de hotel hermético, uma câmara metabólica é um equipamento inovador que permite medir a longo prazo a quantidade de energia usada pelas pessoas num ambiente próximo ao do quotidiano. É também conhecido como Human Calorie Meter.
Vi muitas vezes imagens de vídeo da forma como mediam a intensidade de um exercício no passado. Havia uma espécie de passadeira e tinham de usar uma máscara como aquelas usadas pelos pilotos de caças, enquanto corriam e respiravam de um modo que parecia bastante desconfortável.