Ouvi dizer que recentemente escreveste um artigo sobre o Wii Fit.
É verdade. Deverá acabar por ser publicado num jornal académico. Comecei a minha investigação há poucos meses, mas sinceramente não esperava que tivesse o tipo de resposta que teve. Não posso entrar em pormenores, mas espero ser capaz de fazer com que os resultados da minha pesquisa sejam conhecidos mundialmente.
Bom, há mais pessoas na América e na Europa que usam o Wii Fit do que no Japão. Por isso, a um nível global, houve um grande número de balanças e de software de apoio ao exercício que se espalhou por lares de todo o mundo. Assim, quando um especialista como tu usa provas para mostrar que fazer esse exercício pode trazer benefícios reais, a sua investigação é aplaudida por todo o mundo.
Sim, penso que é isso que acontece. Naturalmente, o facto de haver um grande número de utilizadores é uma das razões para a escala do impacto, e quando isso é combinado com provas reais e sólidas, como efeito secundário, acredito que influencia o mundo académico dos investigadores.
Na Nintendo, desenvolvemos o conceito do Wii Fit não sendo peritos, sem qualquer conhecimento do mundo da ciência do desporto. Por isso, agora que o software é elogiado por especialistas do ramo, que até dão conselhos sobre a forma de aumentar o valor do programa de exercícios, faz-me sentir que isto que começámos alcançou um outro nível.
Na verdade, aprendi muito com o Wii Fit, de várias maneiras. Fiquei surpreendido ao saber que estes métodos estavam disponíveis para que as pessoas fizessem actividade física e também que o Wii Fit era capaz de fazer coisas que nós éramos incapazes de alcançar.
Falei sobre isso há pouco, mas o Wii Fit diminuiu bastante as barreiras que as pessoas têm quando se trata de exercício. Quando falamos com as pessoas, para as encorajar a fazer exercício, surge sempre uma barreira. Mas com este software, essa barreira diminui drasticamente. Isso mostra que nem sempre as pessoas querem que os outros lhes digam o que devem fazer.
E como não gostam de ser julgadas, tentam muitas vezes evitar as situações, mesmo que saibam que são importantes.
Exacto. No meu ramo profissional, e não esquecendo os preparadores físicos, a nossa maneira de aconselhar as pessoas sobre o exercício físico tem sido muitas vezes ficar ao lado delas e dizer constantemente: "Faça isto! Faça aquilo! É melhor se fizer assim!" Muitas pessoas acreditam que esse é um bom método de ensino e há muitos que pensam que ao fazer com que as pessoas vão ao ginásio o máximo possível, vão ser capazes de as ensinar melhor.
Pode haver uma espécie de suposição inquestionável por parte dos preparadores físicos que quanto mais intensas e concentradas forem as ordens, melhores serão.
É melhor evitar interferir e deixá-las fazer as coisas à sua maneira o máximo possível.