Hoje juntam-se a mim membros da equipa de desenvolvimento de Xenoblade Chronicles da Nintendo e da Monolith Soft. Gostaria de vos agradecer, pessoal da Monolith Soft, por terem aceitado o meu convite para estarem aqui hoje, pois sei que são pessoas muito ocupadas. Nesta entrevista, gostaria de discutir o processo através do qual a Nintendo e a Monolith Soft se juntaram para desenvolverem este título. Obrigado a todos por estarem aqui.
Gostaria de começar por perguntar ao produtor deste título, Yamagami-san, como a relação entre a Nintendo e a Monolith Soft1 começou. 1Monolith Soft: Monolith Software Inc. é uma criadora de software fundada em 1999. Para além da série Xenosaga, a empresa desenvolveu jogos como Disaster: Day of Crisis para a Wii e Soma Bringer para a Nintendo DS. Está sediada em Naka-Meguro, Tóquio.
Certamente. Bem, a minha relação com a Monolith Soft remonta ao desenvolvimento de Disaster: Day of Crisis2. Neste título, propusemo-nos criar um jogo para o lançamento da Wii com um poder cinematográfico nunca antes visto. Contudo, a Monolith Soft estava muito mais habituada a fazer RPG e foi a primeira vez que tinham trabalhado num jogo cuja essência era a ação. Isto significou que o desenvolvimento deste título demorou muito mais do que o planeado. 2Disaster: Day of Crisis é um jogo de ação para a Wii lançado em setembro de 2008 no Japão.
Disaster: Day of Crisis foi finalmente lançado ao fim de quase dois anos após o lançamento da Wii, não foi?
Foi. Foi por isso que decidimos que o segundo título para a Wii deveria ser um RPG, género no qual a Monolith Soft tem uma grande experiência, e que lhes permitiríamos colocar tudo o que tinham nele. Então, a partir das fases finais do desenvolvimento de Disaster, começámos a seguir em direção ao desenvolvimento de Xenoblade Chronicles.
Hoje tenho comigo Takahashi-san e Kojima-san, da Monolith Soft. Como esta é a vossa primeira participação numa destas entrevistas, será que podia pedir-vos para se apresentarem, Kojima-san?
Certamente. O meu nome é Koh Kojima e trabalho na Monolith Soft. Estive envolvido neste projeto desde o meio da fase do protótipo e trabalhei como diretor, supervisionando vários aspetos do desenvolvimento do jogo, incluindo o sistema de batalhas. Estou muito feliz por estar aqui hoje.
E eu estou muito feliz por teres podido vir. Eu gostaria de fazer uma pergunta a Takahashi-san sem rodeios: como te sentiste em relação à ideia de criarem um jogo em conjunto com a Nintendo? Podes ser o mais sincero que quiseres.
Bem, inicialmente queria terminar o meu trabalho em Xenoblade Chronicles muito mais cedo, mas depois de começarmos, deparei-me com muitas dificuldades e o desenvolvimento atingiu uma fase problemática. Apercebi-me de que se fosse para a frente com todas as coisas que queria fazer com o jogo, não teríamos qualquer hipótese de lançar o jogo na data inicialmente planeada. Então dirigi-me a Yamagami-san para discutir a ideia de abandonar determinados aspetos do jogo.
Exatamente. Era algo de que não estávamos muito seguros mas sabíamos que, enquanto profissionais, teríamos de considerar a data de conclusão original. Mas nessa altura, Yamagami-san disse: “Já chegaste até aqui, então agora devias levar isto até ao fim. Eu trato de convencer os outros.” Existe um provérbio japonês antigo sobre um grilo que tenta atravessar um rio3. Inicialmente nada todo feliz, mas quando chega a meio parece desistir. Já tinha trabalhado em muitos jogos até àquele ponto e houve alturas em que fizera o mesmo. Então, desta vez estava preparado para aceitar que não conseguiria atingir tudo a que me tinha proposto e estava a preparar-me mentalmente para mudar de direção. Mas depois Yamagami-san disse-me para levar aquilo até ao fim, e eu estava de pé atrás com esta experiência da vontade da Nintendo de continuarem a trabalhar até estarem satisfeitos com o trabalho. 3Este provérbio originou no facto de o grilo não ser um bom nadador e refere-se a qualquer coisa que alguém comece com muito ímpeto mas de que desista rapidamente.