O que decidiram relativamente aos géneros e músicas?
Tiveram? (risos) Mas as músicas do Wii Music são especiais. A quantidade de dados para cada música deve ser impressionante.
Além dos que percebem de música, vocês tiveram de considerar aqueles que não percebem bem e preparar respostas para qualquer acção possível. Se fizerem isto, o jogo terá que fazer isto. Se fizerem aquilo, o jogo terá que fazer aquilo. De outra forma, as músicas não resultariam.
Quando vi o produto final, pensei que os programadores deviam ter tido um enorme trabalho. (risos)
Queríamos que as pessoas de todo o mundo se divertissem a tocar, por isso optámos por músicas conhecidas.
Eram 10 músicas, mas podiam ser tocadas com diferentes arranjos. Achámos que 10 músicas serviriam para isso.
Bem, consultámos o Miyamoto-san e ele disse que as músicas não eram suficientes. Sugeriu 100.
Sabia que ia ser muito difícil. Mas depois de pensar no assunto, decidi que 100 músicas eram necessárias e deveríamos fazê-lo. Mas também pensei que com tantas músicas, muitas iriam ficar semelhantes. Além disso, tal como Wada-san referiu, uma música podia ser tocada de várias formas. Achei que mesmo com 50 músicas, haveria tantas maneiras de as expandir, que ninguém pensaria que era pouco.Quando referi isso ao Miyamoto-san, ele respondeu que 50 era bom e a questão ficou resolvida. Contudo acrescentou que menos de 50 estava fora de questão. (risos)
Bem, cada tarefa iria ser multiplicada por 50, por isso sabia que ia ser difícil. Mas tentei ficar feliz pelo 100 se ter transformado em 50.
O compasso não era mau. Quando decidimos pelas 50 músicas, a equipa de som juntou-se a nós.
Exacto. Coloquei uma excepção a Koji Kondo. Coloquei-a de forma efectiva, dizendo: “Vamos lá! É um jogo sonoro, pelo amor de Deus!” (risos) Acabámos com uma equipa fabulosa.