Bónus: Kazumi Totaka fala dos videoclips
Gostava de apresentar o primeiro videoclip. Foi sobre este que falámos anteriormente, realizado pelo produtor Tezuka-san.
Este é o Tezuka-san a tocar “Occasionally Super Mario Bros.” (risos) Duvido que as pessoas reconhecessem isto como “Super Mario Bros.” Será melhor dizer que raramente e não ocasionalmente volta ao tema do Mario. É um videoclip peculiar. O extraordinário é que ele não está a tocar ao acaso. É incrível como parte a linha da melodia sem perder o ritmo básico e a música original. Depois segue-se o do Miyamoto-san. Tem um estilo funk e rock.
Em vez de estar sempre a tocar bateria, se utilizares o Botão B em locais inesperados, poderás ter uma actuação inesperada como este videoclip. Além disso, se durante um solo de guitarra parares o baixo, acrescentas intensidade e vigor à música. Em seguida é o videoclip do meu patrão Kondo-san.
Começa gentilmente e num ritmo calmo apenas com o shamisen e o banjo, depois junta o assobio ao compasso. A sua energia de Okinawan é única. Para obter o assobio, segura no Botão A e no shamisen utiliza a rapidez para sons mais delicados. É uma peça delicada. É por isso que é o patrão! (risos) Depois é o do co-produtor Eguchi-san. Nós gravámos isto juntos num único take.
Este é o tema do Wii Music. O som do trompete fica bem na música e o Eguchi-san toca como se fosse o melhor momento da sua vida! O Mii do Totaka está a utilizar algumas técnicas especiais na bateria. Segurei no Botão B com o Comando Wii para ter aquele som leve na caixa, a bateria no centro e em frente ao Mii. A seguir é o meu próprio videoclip. É para a música “September.”
Para adicionar o ritmo da guitarra, abrandei o tempo e gravei adiantado. Eu sei, era um truque que tinha na manga! (risos) Em parte, cortei o baixo para adicionar algum contraste. A quebra repentina no som cria um sentimento de flutuação no espaço. Assim que se esteja habituado a tocar uma música, pode-se pensar em tocar menos para fazer mais alterações ao som. Qualquer dia tente! Depois é o do subdirector Wada-san, que gosta de música com um toque irlandês. Certifica-te que vês o design distinto do casaco!
Resumiria esta peça dizendo que é uma fusão entre a Irlanda e o espaço! (risos) O Wada-san pegou em “Turkey in the Straw” e adicionou o seu próprio toque. Manteve o ritmo da música irlandesa ao bater o pé e por vezes utilizou o acordeão e este videoclip mostra o bom uso de tais características dos instrumentos. Também substituiu a flauta pelo assobio irlandês. Além disso, ele conseguiu a atmosfera irlandesa com a repetição do grupo de três notas. Adicionando a isso o palco, tem-se uma peça de trabalho elaborada que apresenta um esplendor único. Em seguida, é um videoclip inovador do subdirector Hikino-san.
Isto é “From the New World,” mas o ritmo foi alterado. “From the New World” tem originalmente um compasso quaternário, mas este videoclip utiliza um compasso composto. Já alterei o compasso ternário em binário e o binário em ternário, mas nunca alterei um compasso quaternário num composto. Não deve ter sido fácil fazer isto. Pergunto-me se ele não começou secretamente por estabelecer um compasso base composto ao bater cinco vezes na caneca para cada revolução do bebop no canto inferior direito no ecrã. (risos) O ritmo é bastante forte. É parecido com o jazz. É um trabalho de elevado nível. É algo que eu não consigo fazer! (risos) Em seguida, vamos ver o do subdirector Morii-san, que não tinha nenhum talento musical.
Consegues perceber que a música é “Frère Jacques”? A linha do baixo é completamente diferente e a forma como o compasso muda é notável! (risos) Este é um exemplo do tipo de desempenho que poderás ter mesmo que não tenhas um passado em música. Se tentares tocar algo parecido ao vivo, será muito difícil, mas como o Wii Music, algo assim torna-se fácil! Por fim, gostaria de apresentar os dois videoclips dos membros femininos. Primeiro temos o da designer Iwasawa-san. Presta atenção à forma como utiliza a pausa.
Este tem vários destaques, tal como a forma como todos, por vezes, param de tocar repentinamente. Estas pausas têm um efeito agradável e a música tem um final sólido. Além disso, ela não segue a melodia original, demonstra algo completamente diferente. Ela fez imensos videoclips como este! A seguir é o da Hirono-san, outra designer. No Wii Music, ela trabalhou na interface do utilizador e modelação, entre outras coisas. A música é do Animal Crossing: Wild World. Repara nestes Miis!
Como é próprio do Animal Crossing, alguns dos Miis parecem-se com gatos ou cães e o palco adapta-se perfeitamente ao mundo do jogo. Para o ritmo ela utilizou um DJ, adicionando um elemento pouco comum. No final, aparece um arco-íris! Neste palco da Montanha Musical, se todos rodarem ao mesmo tempo, aparece um arco-íris! Cada palco tem uma variedade de efeitos de que podes desfrutar, por isso espero que experimentes! Obrigado por assistires a todos os videoclips. Na verdade, a equipa fez tantos videoclips que seria impossível apresentá-los todos! Espero que lhe dês várias ideias para realizares o teu! Agradeço novamente!