O Tezuka-san foi o produtor do Wii Music, mas também foi o analista durante todo o tempo.
Ao mesmo tempo que tínhamos músicos profissionais a trabalhar nisso, também tínhamos um principiante! (risos) Mas ele é um profissional a fazer jogos de vídeo.
Ele escolheu a música do Super Mario Bros., mas a forma como a tocou parecia mais “Occasionally Super Mario Bros.” A maior parte da música parecia que tinha sido dividida em partes.
É verdade, não se percebia a música original! (risos) Mas uma vez por outra era possível ouvir um fragmento do tema do Mario. Quando a ouvi, fiquei impressionado. Não pensei que conseguia fazer algo assim.
O Tezuka-san gosta mesmo de música. Como ouvinte, ele percebe todos os tipos de músicas. Como posso dizer, ele tem o seu próprio sentido rítmico.
Não há esperança para um dos meus conhecidos no que respeita à música. Quando ele fez um videoclip e o mostrou a alguns amigos, ficaram surpresos que alguém conseguisse alterar tanto uma música. Mas ele parecia satisfeito em ouvir aquilo. (risos) Quando disse ao Tezuka-san, respondeu que ele parecia feliz e o que o seu videoclip também estava horrível. (risos)
Música avant-garde, sim. Com o Wii Music seria fácil tocar Twinkle, Twinkle, Little Star numa forma avant-garde – com muito ruído – e ainda fazer soar como o original, mas se tentasse tocar ao vivo ou seguisse uma partitura, seria bastante difícil.
Quero que os jogadores apreciem os próprios arranjos, experimentando estilos diferentes.
Quando era mais novo, houve um músico que fez uma versão rock da Sinfonia nº5 do Beethoven. Pode-se fazer facilmente algo parecido com o Wii Music. Pode-se tocar qualquer música em estilo rock.
Num serviço de partilha de vídeos, vi um dueto de voz e guitarra a tocar Troika. As personagens eram desenhos animados famosos e o palco era o Galactic Voyage. Quando vi aquilo fiquei sem palavras! (risos)