No início disse: “Mas o que é que estás para aí a dizer?!” (risos)
Takemoto-san, quando o Tezuka-san sugeriu que a personagem principal do jogo fosse o Luigi, o que pensaste?
Sim. Percebi que ele estava a falar a sério. Por isso decidi repensar o jogo tendo o Luigi como personagem principal. Até então, enquanto estivemos a fazer os conteúdos adicionais tendo como princípio a ideia de mudar os 82 níveis mesmo que isso fosse utilizado como uma mais-valia para vender o jogo, ainda não estava verdadeiramente convencido. Mas agora poderíamos mudar a personagem principal e dizê-lo claramente: “Este é um jogo Luigi!”
Exato. Finalmente era um jogo que conseguíamos explicar com clareza. Depois comecei a desenvolver o projeto e foi fácil de concluir.
A mudança de personagem para o Luigi tinha várias vantagens. Quando estávamos a fazer o jogo tendo como base o Mario, foi algo complicado, e até eu me perguntei se algumas partes não seriam demasiado difíceis. Mas quando mudámos para o Luigi, percebemos que também precisávamos de mudar as ações. Quando o fizemos, algumas partes que tínhamos considerado difíceis deixaram de o ser.
As equipas de vendas da Nintendo de todo o mundo pressionaram-vos para que fosse lançada também uma versão em disco, não foi?
Não. Só queria que toda a gente soubesse da existência dos conteúdos descarregáveis, mas quanto a uma versão em disco... No entanto, quando pensei no assunto, percebi que era uma boa maneira de publicitar o jogo.
Porque lançar uma versão em disco criaria mais oportunidades para que as pessoas que não jogaram New Super Mario Bros. U o pudessem fazer.
Exatamente. Até essa altura, o nosso público-alvo era apenas as pessoas que tinham jogado New Super Mario Bros. U, e mais ainda, apenas aqueles que queriam jogar mais. A vantagem de ter uma versão física era podermos tentar conquistar também as pessoas que não jogaram New Super Mario Bros. U.
Mas ao mudarem a personagem principal para o Luigi não tiveram também de alterar o modo multijogadores?
Estás a falar do Coelharápio 9.9. Coelharápio: uma nova personagem que aparece em New Super Mario Bros. U. O Coelharápio rouba objetos da casa do Toad e é depois perseguido pelo Mario. Ele escapa com muito engenho aos inimigos.
Quando decidimos que o Luigi seria a personagem principal, falei com Tezuka-san em como estava absolutamente contra a ideia de o Mario aparecer no jogo.