O desenvolvimento começou com a Wii U
(Nota do editor: Todas as imagens nesta entrevista foram retiradas da versão japonesa de Nintendo Land. O jogo está localizado em português.)
Desta vez vamos falar de Nintendo Land, que será lançado ao mesmo tempo que a Wii U. Em primeiro lugar, podem apresentar-se, mencionando aquilo em que trabalharam?
Sou o Shimamura, do mesmo departamento. Juntamente com Yamashita-san, fui diretor. Também trabalhei na atração de equipa chamada “Tiroteio Metroid”.
Sou o Yamashita, também do Departamento de Desenvolvimento de Software, da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Desempenhei o papel de diretor. Também estive envolvido na Aventura Pikmin e nas funcionalidades do jogo relativas ao Miiverse1.1. Miiverse: Um serviço de rede integrado na Wii U ao nível da consola. Permite a pessoas em todo o mundo ligarem-se através das suas personagens Mii e desfrutarem ainda mais dos videojogos. As pessoas podem interagir partilhando as suas opiniões nas praças dos seus jogos preferidos e publicando comentários e ilustrações.
Shimamura-san e Yamashita-san, vocês já não dirigem enquanto duo desde Wii Sports2 e Iwata Pergunta: Wii Sports Resort3. 2. Wii Sports: Um jogo de desporto que contém cinco jogos individuais: ténis, golfe, bowling, basebol e boxe. Foi lançado ao mesmo tempo que a Wii, em dezembro de 2006.3. Wii Sports Resort: Um jogo de desporto lançado para a Wii U em julho de 2009. Os jogadores podem desfrutar de 12 desportos, incluindo wakeboarding, moto aquática, esgrima e tiro com arco – numa estância tropical.
Sou o Sakaguchi, do Departamento de Desenvolvimento de Software da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Enquanto diretor artístico, trabalhei nos gráficos gerais e na criação da atmosfera.
Muito bem, obrigado. Na verdade, começámos a desenvolver o Nintendo Land por volta da mesma altura que a Wii U, pelo que partes da sua história de desenvolvimento são as mesmas. Eguchi-san, que tipo de pedidos fizeste, inicialmente, a Shimamura-san e a Yamashita-san?
Se bem me lembro, completamente diferente do tipo de consola de videojogos que a Wii U seria, a nossa própria equipa levou a cabo algumas experiências relativamente à jogabilidade, utilizando tanto um ecrã pequeno nas mãos como o ecrã do televisor.
Isso foi na altura em que ainda não nos tínhamos decidido em relação a um conceito concreto para a Wii U. Fizemos experiências com muitas coisas e uma delas foi ver o que aconteceria se acrescentássemos outro ecrã a uma consola de videojogos de uso doméstico com a TV.
Sim. Também fiz isso. Uma experiência com o Wii Zapper4 foi o que nos inspirou a colocar um giroscópio5 na Nintendo 3DS, que estava nas fases finais do desenvolvimento. 4. Wii Zapper: Um acessório para o Comando Wii que tem a forma de uma espingarda. Pode ser usado em conjunto com o Comando Wii e o Nunchuk.5. Giroscópio: Um dispositivo que deteta a velocidade do ângulo e da rotação. O prefixo "giro" refere-se a "anel" ou a "rotação”.
Sim. Depois do desenvolvimento de Wii Sports Resort, o Yamashita-san e eu pensámos em fazer algo novo que fizesse uso do know-how para o Wii MotionPlus6. Testámos jogabilidade que envolvia mover o Wii Zapper e fazer com que imagens da Wii se movessem sincronizadas num monitor nas mãos do jogador. Teve uma receção bastante boa…6. Wii MotionPlus: Um acessório com um sensor de movimentos para ligação com o Comando Wii. O Comando Wii Plus, que acrescenta a tecnologia Wii MotionPlus ao Comando Wii, está à venda. O Comando Wii que vinha com a consola Wii também foi substituído pelo Comando Wii Plus.