Como é que as pessoas reagiram ao produto final?
Uma coisa em que reparei especialmente na E3 foi que é desafiante comunicar o seu apelo em apenas alguns minutos.
Em comparação com a facilidade com que alguém que abana o Comando Wii como uma raquete de ténis reconhece que tipo de jogo Wii Sports é, Nintendo Land é difícil de representar.
Quando estávamos a polir o jogo, pedimos a famílias - com desde crianças com cinco ou seis anos para o testarem até idosos com 70 - para o experimentarem sem qualquer explicação. Os miúdos apreenderam logo o jogo e explicaram-no aos mais velhos e mal demos por isso, já toda a gente estava a jogar. Penso que depois de o experimentarem, grupos de amigos e famílias conseguem percebê-lo por eles próprios, mesmo os que não estão habituados a jogar videojogos.
Mesmo agora, ainda sinto que é um desafio com experiências que os jogadores só entenderão se jogarem o título. Mas ao ver as pessoas a jogá-lo, reparo que a comunicação em jogo multijogadores ocorre de forma diferente, por isso estou certo de que animará qualquer sítio.
Até agora sentia que os jogos para muitas pessoas eram muito divertidos quando todos tinham o mesmo nível de perícia, mas quando esse nível é diferente, é difícil fazer com que toda a gente se divirta da mesma forma. Porém, com várias atrações de Nintendo Land, sinto que pessoas com diferentes graus de experiência podem jogar em conjunto.
Há uns dias, Miyamoto-san, (Takashi) Tezuka-san14 e todos tiveram a oportunidade de jogar Mario em Fuga . O Miyamoto-san não estava muito habituado ao jogo, por isso os seus movimentos eram um pouco amadores.14. Takashi Tezuka: Diretor executivo, Departamento de Desenvolvimento de Software, Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Fez parte do desenvolvimento de séries como Super Mario, Yoshi e Animal Crossing. Foi convidado em entrevistas "Iwata Pergunta" sobre os criadores do Super Mario original para o 25.º aniversário de Super Mario, a História dos jogos Legend of Zelda para consola portátil para The Legend of Zelda: Spirit Tracks, New Super Mario Bros. Wii (Parte 2), e os produtores de SUPER MARIO 3D LAND, assim como nas sessões especiais de "Iwata Pergunta" para a E3 de 2012 sobre New Super Mario Bros. U e New Super Mario Bros. 2.
O Mario andava a correr de um lado para o outro e estávamos a persegui-lo, mas uma vez que Miyamoto-san não dominava as formas terrestres, não sabia como o perseguir.
Eu pensava: “Oh! Porque é que foste por aí, Miyamoto-san?!” e via-o a jogar, mas depois – completamente ao acaso – conseguiu apanhar o Mario. Está feito de forma que mesmo que não sejas muito bom, possas obter bons resultados.
Sim. Os caminhos que Mario percorre e que todos os outros utilizam para o perseguir aparecem tal como o jogaram . Dá mesmo para ver como toda a gente se moveu, pelo que as repetições são mesmo eficazes. O Miyamoto-san não estava a fazer parte do trabalho de equipa e limitava-se a andar por aí, mas para o Mario aquilo parecia uma manobra de diversão.
Também é interessante ver como a conversa surge devido a diferenças de papéis. Quando jogam à apanhada, se fores tu a apanhar, a tua atitude é: “Mwa ha ha! Vou apanhar-te!” Mas se mudares de comando, os papéis alteram-se e o tom de toda a gente muda de repente. Quando estás a jogar, as palavras simplesmente saem.