Controlos únicos
Se alguma vez utilizaste uma consola da série Nintendo DS e estás, portanto, familiarizado com o Ecrã Tátil, o microfone e o Botão Direcional, a nova Nintendo 2DS não te causará qualquer estranheza. Mas a Nintendo 2DS não seria uma consola da família Nintendo 3DS sem todos os controlos que expandem as tuas possibilidades de jogo.
Com o seu Botão Deslizante, a Nintendo 2DS oferece total controlo analógico no teu jogo.
Usando as câmaras interior e exterior, a Nintendo 2DS é capaz de captar imagens do mundo real e fazer com que estas afetem os acontecimentos no teu jogo.