Fire Emblem Fates é um jogo para a família de consolas Nintendo 3DS com lançamento previsto na Europa em 2016. Todas as funções e termos mencionados nesta entrevista não são definitivos e estão sujeitos a alterações. Mais informações sobre a disponibilidade das três histórias na Europa serão anunciadas no final de 2015.
Hoje quero falar com todos vós, que fazem parte da equipa de desenvolvimento de Fire Emblem Fates1. Obrigado por terem vindo.1. Fire Emblem Fates: O jogo mais recente da série Fire Emblem. Este 15.º título tem lançamento previsto para 25 de junho de 2015, no Japão, e para 2016 nas outras regiões. O jogo gira em torno da palavra "Fates" (Destinos e o jogador tem de decidir o rumo da sua personagem, escolhendo entre duas famílias que a personagem adora: os Hoshido e os Nohr. Ao escolher um dos lados, o jogador terá história, mapas e aliados diferentes.
Maeda-san, és o único que usa uma t-shirt que diz "Reiniciar? Vamos a isso!”2. É uma resposta a Splatoon3? (risos)2. T-shirt "Reiniciar? Vamos a isso!": Esta t-shirt foi desenhada pela equipa de desenvolvimento e não há qualquer plano para que fique comercialmente disponível.3. Splatoon: Um shooter de ação lançado para a Wii U em maio de 2015. Toda a equipa de desenvolvimento usou t-shirts iguais na entrevista com Iwata, na sua entrevista Iwata Pergunta. Para mais informações, lê Iwata Pergunta: Splatoon.
Fire Emblem é uma série que demonstra bem o espírito de "Reiniciar? Vamos a isso!”4.4. Uma série que demonstra bem o espírito de "Reiniciar? Vamos a isso!": Segundo uma regra única de Fire Emblem, uma personagem que é derrotada em combate desaparece para sempre. Para contornar isso, muitos jogadores reiniciam o jogo e começam do princípio quando perdem uma personagem numa batalha. Este método de jogar é muito discutido pelos jogadores desde o lançamento do primeiro jogo da série (lançado apenas no Japão para a NES, em 1990). A equipa de desenvolvimento debateu esse método de jogo muitas vezes e neutralizou-o com a introdução do Casual Mode (Modo Casual), onde as unidades podem ser utilizadas no mapa seguinte, mesmo depois de serem derrotadas. Isso começou com o 13.º título da série, Fire Emblem: Shin Monshō no Nazo: Hikari to Kage no Eiyū (lançado apenas no Japão para a Nintendo DS, em 2010).
Sou o Masahiro Higuchi da Intelligent Systems Co., Ltd5. No jogo anterior, Awakening6, fui o gestor de projeto, mas desta vez estive envolvido no desenvolvimento como produtor.5. INTELLIGENT SYSTEMS CO., LTD: Uma empresa que cria ferramentas de apoio ao desenvolvimento e jogos Nintendo, como as séries Fire Emblem, Paper Mario e WarioWare. Está sediada em Quioto.6. Awakening: Fire Emblem: Awakening. O 14.º título do RPG de simulação, lançado primeiro no Japão para a Nintendo 3DS em abril de 2012, e na Europa em abril de 2013.
Foi, sim, embora tenha trabalhado sobretudo na série Fire Emblem desde que entrei para a empresa.
Na verdade, o que estou a fazer não é muito diferente do que fazia quando era gestor de projeto. A única coisa que mudou foi o meu nível de ansiedade.
Sou o Kouhei Maeda da Intelligent Systems Co., Ltd. Fui o diretor deste projeto. Também fui o diretor de Awakening, mas esta é a primeira vez que faço três jogos ao mesmo tempo7.7. Três jogos ao mesmo tempo: Refere-se a cada um dos três enredos. Um acontece quando escolhemos os Hoshido, outro quando escolhemos os Nohr, e na terceira opção, que ainda está a ser desenvolvida, continuamos a nossa viagem sem escolher uma fação.
Penso que fazer três jogos ao mesmo tempo é um desafio incrível e voltaremos a falar disso mais tarde, mas, por agora, arrependes-te de alguma coisa? Gostavas de não ter dito que seriam três?
Sim. Chamo-me Shin Kibayashi8 e fui o responsável pela história.8. Shin Kibayashi: Antigo editor da Japanese Weekly Shonen Magazine (Kodansha), trabalha atualmente como escritor de manga e romancista. É conhecido por usar sempre óculos escuros e chapéu. Utiliza vários pseudónimos e trabalhou em muitos tipos de meios de comunicação. Escreveu histórias para várias séries de manga, como Kindaichi Case Files, Psychometrer Eiji, GetBackers, Detective School Q, Kami no Shizuku, The Knight in the Area, e Bloody Monday. Escreveu também romances, como Bit Trader e Hi no Tori, e trabalhou em vários programas de televisão, como HERO (Fuji TV). Foi o responsável pela criação do conceito da história de Fire Emblem Fates.