Está bem.
Kondo-san, agora gostava que comentasses os dez temas incluídos na banda sonora da história de Super Mario, também conhecido por nós como os Grandes Êxitos de Koji Kondo.
Na Famicom, só podia gerar três sons de uma vez. No entanto, queria criar algo que fosse singular, que soasse naturalmente e o mais possível a música, dadas as restrições, e que fosse divertido, precisamente por só se poder utilizar três sons. Tentei tornar a música diferente em cada local, dividindo-a em: sobre a terra, debaixo de água, debaixo da terra e no castelo.
Este é o Ground Theme de Super Mario. A primeira coisa que vês no jogo é um vasto céu azul e um campo aberto e, como tal, procurei representar esta imagem na música.
Foi posto de lado. Apercebi-me de que um som descontraído não se adequava à velocidade de corrida de Mario e à forma como salta. Refiz o tema de forma a adaptá-lo ao ritmo dos seus movimentos e esse tema tornou-se o Ground Theme.
Há um som que parece um terceto. ♪♪Tee tee-tee...tee tee-tump...Fui buscá-lo ao primeiro tema que compus. Ia refazer o tema inteiro mas, quando compus a nova melodia e a ouvi, decidi experimentar esse som e pareceu-me que se adequava. Tinha um ritmo que sugeria progresso e, por isso, decidi mantê-lo tal como estava.
Musicalmente, isso é muito pouco comum. É assim: ♪tee tee-tee tee...Normalmente, tem de se mudar a melodia para incluí-lo.
Parece que não são o par perfeito mas, de alguma forma, penso que isso se adequa ao jogo. Penso que deu origem a uma característica bastante notável da música.
Sim. Continua a ser a força motriz do meu trabalho. Tento tocá-lo pelo menos uma vez por dia.