Adicionaste um contorno preto a Mario para tentares criar um design que se adequasse mais à Super Famicom?
Sim. Queríamos que os gráficos correspondessem aos do Super Mario World, que tinha sido lançado mesmo antes, então enriquecemos especialmente Super Mario Bros. and The Lost Levels. Mas o Mario pixelado original tinha o seu próprio encanto, pelo que o novo poderia não se adequar a todos os gostos.
Sim, o Mario pixelado original é usado também no símbolo do 25.º aniversário de Super Mario. Causa mesmo um impacto. Mas quando encheste o BG para a versão Super Famicom, se não tivesses acrescentado contornos pretos, os objectos não sobressairiam.
Eu só me envolvi no projecto quando ele já ia a meio. Quando o fiz, o Mario todo catita com as sombras ricas do Super Mario World para a Super Famicom já estava no nível para o Super Mario Bros. original. Lembro-me que fiquei bastante impressionado quando vi aquele Mario magnífico a saltar e a correr de um lado para o outro.
Então tiveste de voltar a desenhar o fundo para que se adequasse ao novo Mario com as sombras ricas.
Com a mudança da Famicom para a Super Famicom, o número de cores que podias usar ao mesmo tempo para uma personagem subiu de quatro para dezasseis. E o número das cores que podias escolher subiu de 52 para 32,768.
Acho que os fundos também causaram um impacto semelhante aos de Super Mario World. Fizemos cutscenes do zero, como pôr a Peach a beijar Mario mesmo no final.
Acabei de me lembrar de algo. Se bem me recordo, quando Mario está abaixo da superfície com Super Mario Bros. 2, existe uma chave, e se ele lhe pegar, uma pequena máscara de ferro ataca. Penso que o fundo original para a versão Famicom era negro como as trevas. Pensei que lhe faltava algo pelo que desenhei uma máscara grande, como a pequena que ataca, no fundo.
Sim. Deixámos o design dos níveis e a colocação de inimigos intactos. Isto porque a sensação que um jogo te dá quando o jogas é essencial. A sensação que Super Mario te transmite quando o jogas é um aspecto importante do jogo, então tentámos recriar isso o mais fielmente possível.