Video: Faixa 8: Super Mario Galaxy Main Theme
Penso que seria melhor que Yokota-san comentasse o tema principal de Super Mario Galaxy, já que foi ele quem o criou.
OK. A minha vida estava quase a bater no fundo quando criei este tema. Kondo-san tinha rejeitado quase todos os temas que eu tinha criado.
Cheguei a pensar seriamente que talvez tivesse de abandonar a empresa. Foi a primeira vez na minha vida em que pensei em algo semelhante.
Sempre criei música com base na ideia de que Mario é uma personagem adorável. No entanto, Kondo-san disse que Mario é uma personagem fixe. Os temas que compus de acordo com essa nova concepção foram “Gusty Garden” e este tema. Por isso, este tema representa a minha alegria, ao sair do estado de desespero profundo em que me encontrava. Se quiseres saber mais, lê a sessão de “Iwata Pergunta” sobre Super Mario Galaxy.
Quando ouvi a música de Super Mario Galaxy, pensei “Uau! É música orquestral num jogo Mario!”. Fiquei realmente impressionado. Foi isso que me levou a dizer “Também vou criar algo orquestral!”.
Não teria ficado orquestral se não fosse Yokota-san, mas creio que foi bom para expressar a expansividade do espaço. Não fui responsável por este tema, mas creio que é um tema principal que preserva o sentimento especial da série Mario, expressando, ao mesmo tempo, a vastidão do espaço sugerido pelo nome Galaxy (galáxia).
De seguida, falemos do tema principal de New Super Mario Bros. Wii. Nagamatsu, foste tu quem criou este tema, não é verdade?
Sim. Foi a primeira vez que trabalhei na série Mario e, por isso, este tema é realmente muito importante para mim.
Quando estávamos a desenvolver New Super Mario Bros. Wii, tive a oportunidade de perguntar a toda a gente como lhes estava a correr o trabalho. Nagamatsu-san disse que estava a começar a ter jeito para a criação de música para os jogos Mario.
Nessa altura, o desenvolvimento de Mario Kart Wii já tinha terminado, e estávamos a meio do desenvolvimento de New Super Mario Bros. Wii. Penso que criei um par de temas. Creio que se tratou de um momento em que, por pura sorte, Kondo-san não os rejeitou.
Pensaste que tinhas conseguido alcançar a essência da música da série Mario só porque Kondo-san não rejeitou os temas? (risos)
Acho que me deixei levar! (risos) No entanto, mais tarde, Kondo-san disse-me “Continuas sem perceber. Até eu continuo sem perceber na totalidade”.