Foi só com Link’s Awakening que os títulos Zelda começaram a ter um enredo propriamente dito.
A Link to the Past tem alguma história, mas a existência de uma história que percorre todo o jogo só começou com Link’s Awakening.
Isso só pode querer dizer que Koizumi-san, o romântico responsável pela história, teve muita influência sobre a direcção geral da série Zelda.
Por esta altura, Koizumi-san está provavelmente a espirrar. (risos) (Nota do editor: No Japão, é costume dizer em tom jocoso que, se uma pessoa espirra sem motivo, é porque outra pessoa está a falar sobre ela.)(Nota do tradutor: Expressão equivalente ao português “ficar com as orelhas vermelhas”.)
Link’s Awakening, jogo com que Tezuka-san fez o que quis, teve uma grande influência nos jogos Zelda que se seguiram.
Estávamos a falar sobre isto antes de chegares. Eu estava a falar sobre moldar Link’s Awakening um pouco à imagem de Twin Peaks. Na altura, o Twin Peaks era muito popular – o drama centrava-se num número reduzido de personagens numa vila.
E quando desenvolvemos Link’s Awakening, queria algo desse género. Embora o âmbito fosse pequeno o suficiente para o compreender facilmente, o jogo teria características profundas e distintas.
Isso faz lembrar as Wuhu Islands do Wii Sports Resort11. Os acontecimentos ocorrem num local conhecido, por isso os elementos de fundo são claros. Foi esta a tua linha de pensamento em Link’s Awakening? 11Wuhu Islands: A ilha que serve de ambiente nos jogos Wii Sports Resort e Wii Fit Plus. O conceito geral é desenvolver uma grande variedade de jogos de aventura e outras actividades na ilha. Para mais detalhes sobre o “Conceito de Ilha”, ver Iwata Pergunta: Wii Sports Resort.
Pois. (risos) Pensei: “Queres mesmo fazer um Zelda assim?!” Agora o mistério está resolvido. (risos) Quando estava a ler os comentários de Tanabe-san sobre o guia estratégico, vi o seguinte: “Tezuka-san sugeriu que fizéssemos todas as personagens parecerem suspeitas, tal como na popular série Twin Peaks”.
Então aquele tipo que se parece com Mario surgiu porque querias alguém com ar suspeito? Ele, de facto, parecia suspeito mas… (risos)
Depois disso, em Ocarina of Time 12 e Majora’s Mask 13, surgiu toda a espécie de personagens suspeitas. Não lhes disse para o fazerem assim mas, pessoalmente, achei bastante interessante. 12The Legend of Zelda: Ocarina of Time: O primeiro título Legend of Zelda em 3D. Lançado na Europa para a Nintendo 64 em Dezembro de 1998. 13The Legend of Zelda: Majora’s Mask: Lançado na Europa para a Nintendo 64 em Novembro de 2000.
Todos os membros da equipa de Ocarina of Time jogaram Link’s Awakening, por isso sabiam mais ou menos até onde podiam ir com a série Zelda.